Com participação efetiva de um Grupo de Trabalho de Piraí, o Comitê Guandu-RJ traçou estratégias para conservar e recuperar a Mata Atlântica no município, ajudando no planejamento por um crescimento econômico aliado à sustentabilidade. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Colegiado foi elaborado o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), um trabalho que, junto com outros 11 municípios, resultará, ao fim do Projeto Integra Guandu, no Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II. Confira o depoimento Mario Luiz Dias Amaro, fiscal de Controle Urbano, sobre o município de Piraí.
Como era tratada a conservação da Mata Atlântica antes da elaboração do PMMA?
O Município não tinha uma postura definida para trabalhar a recuperação dos trechos de Mata Atlântica existentes em seu território.
Qual a participação e importância do Comitê Guandu na elaboração do PMMA para o município?
O Comitê Guandu tem participado ativamente com várias ações voltadas para a conservação dos nossos recursos hídricos. O PMMA é mais uma importante ferramenta que o Comitê está ajudando, com uma participação efetiva, o Município a construir.
O processo de construção do PMMA de Piraí já gerou algum ganho para o município?
Sim, o Município formou um grupo de trabalho empenhado em buscar ações de planejamento importantes para os próximos anos com o trabalho deste grupo e com sua participação no processo do PMMA nota-se que, agora, já existe uma nova consciência em relação à importância da mata Atlântica.
Quais oportunidades atuais e futuras o PMMA de Piraí pode trazer aos piraienses?
Planejamento ordenado de seu território com crescimento econômico aliado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
De que maneira os municípios vizinhos podem auxiliar na construção do PMMA de Piraí?
A preservação da Mata Atlântica precisa ser uma ação que ultrapasse as fronteiras municipais. É preciso acordar ações que alcancem os Municípios vizinhos.
Quais benefícios o PMMA pode trazer ao município além da conservação da Mata Atlântica?
Melhoria da qualidade de vida e oportunidades para o ecoturismo.
Como você vê a Mata Atlântica em Piraí em 10 anos?
Gostaríamos de ver um crescimento das áreas florestadas do nosso Município. Gostaríamos de constatar que o planejamento e as ações implementadas através do PMMA surtiram efeito e com ações voltadas para a sustentabilidade. Que o Município tenha conseguido avançar no desenvolvimento econômico e desenvolver ações voltadas para a conservação da Mata Atlântica que renderam uma notável melhoria na qualidade de vida da nossa população.