Ainda dentro das comemorações do aniversário de 22 anos de criação do Comitê Guandu-RJ, neste mês de abril, o Colegiado estará integrando, a partir do próximo dia 17, a programação do XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2024 (ECOB), que será realizado no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, até o dia 20, de forma híbrida. O tema central desta edição será “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”.

Durante os quatro dias, serão realizadas palestras, cursos, mesas de debates com especialistas, apresentações de trabalhos e visitas técnicas sobre a gestão hídrica fluminense. A proposta é discutir a união de esforços e recursos para a gestão sustentável dos recursos hídricos das regiões hidrográficas do estado, de acordo com suas respectivas características, e do planejamento das ações previstas.

Responsável pela Região Hidrográfica II (RHII), englobando 15 municípios, o Comitê Guandu já inicia sua participação no ECOB no primeiro dia do encontro (17), antes mesmo da solenidade oficial de abertura, às 19h, no Museu do Amanhã, quando o aniversário de 22 anos do Colegiado também terá espaço dedicado. Das 13h às 17h, membros do Comitê vão compor uma Oficina de Saneamento Ecológico na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já a partir da quinta-feira (18) os programas de sucesso do Comitê começam a ser apresentados e debatidos no ECOB. Das 10h às 12h, no Museu do Amanhã, a diretoria do Guandu estará conduzindo a Mesa 1, que abordará Soluções Baseadas na Natureza, com destaque ao Produtores de Água e Floresta (PAF), que existe há 16 anos. O programa já soma mais de 5.000 hectares de áreas florestais restauradas e conservadas de Mata Atlântica, trazendo, além de ganhos ambientais, benefícios financeiros proprietários rurais através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

No mesmo dia, o Comitê também integrará a Mesa 3 sobre Saneamento, entre 15h50 e 17h30. Em evidência, estarão as ações do Sanear Guandu, maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país, que utiliza, por exemplo, biodigestores como uma das soluções individuais aplicadas em casas de 11 municípios com previsão de atender a mais dois de imediato.

O programa do Colegiado já instalou mais de 4 mil biodigestores, levando o esgotamento sanitário para cerca de 20 mil pessoas de localidades rurais e periurbanas não contempladas por concessões. Os editais do Sanear II, que ampliará o programa selecionando e hierarquizando novas localidades para receberem gratuitamente as soluções individuais, já foram apresentados prefeitos e secretários da RH II, no último dia 3, durante seminário, que marcou a data de aniversário.

A participação do Comitê Guandu nas Mesas realizadas no ECOB acontece na também na sexta-feira (19). Entre 8h e 10h, ainda no Museu do Amanhã, ocorre o debate sobre os impactos da transposição do Rio Paraíba do Sul no cenário de crise climática.

Diferentemente de todos os outros dias do evento que será aberto ao público, o último, no sábado (20) será marcado por visitas técnicas exclusivas para membros dos CBHs.

Sobre o ECOB

Com o objetivo integrar e estimular o diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses, o ECOB é organizado e realizado, anualmente, pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), que é um colegiado formado pelos Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro.

O ECOB RJ 2024 reunirá os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.

No site www.ecobrj.com.br é possível conferir toda a programação e se inscrever, inclusive para acompanhar o evento também de forma online.