A “Revista Guandu” de 2024 também já está disponível na versão digital. Reunindo informações sobre programas e projetos do Comitê Guandu-RJ, além da cobertura de eventos com a participação de membros do Colegiado em 2023, a Revista com 54 páginas foi distribuída durante as comemorações pelos 22 anos do Comitê no último dia 3 de abril.

Reportagens inéditas trazem os impactos dos investimentos no território com histórias de personagens beneficiados por iniciativas de destaque do Colegiado na Região Hidrográfica (II), que reúne 15 municípios na bacia dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, uma das áreas mais importantes para o abastecimento, ecossistema e desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.

Um dos carros-chefes mostrados na publicação é o Sanear Guandu, maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. O programa já investiu mais de R$ 32 milhões em 13 municípios contemplados, com 4.060 domicílios atendidos, num total de 22.080 pessoas beneficiadas, principalmente com soluções individuais. Uma das personagens da Revista é a moradora de Jaceruba, em Nova Iguaçu, Ilze Félix. “Foi um projeto enorme, uma conquista para nós moradores e esperamos que venham outras coisas também para contribuirmos com o meio ambiente. O que a gente quer é ter uma condição melhor para preservar a natureza”, relatou.

Entre outros assuntos abordados na Revista estão mais programas importantes como o Produtores de Águas e Florestas (PAF), realizado pelo Comitê Guandu há 16 anos,  com destaque ao projeto (Re)floresta, Água e Carbono, que tem feito, entre outras coisas, pesquisas importantes sobre o estoque de carbono; além da entrega dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e os Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs), cujos objetivos é ter um diagnóstico individual de cada município e também construir o Plano Diretor Florestal para a Bacia do Guandu e o Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II.

Atividades de sucesso que foram executadas em 2023 também estão em destaque, como o projeto “Amigos do Guandu”, e a premiação do “Cine Guandu” — concurso ambiental e cultural voltado a estudantes — e a campanha “Fiscal das Queimadas”.

Voltado aos alunos da Educação Infantil e anos inicias do Fundamental, o “Amigos do Guandu” levou, junto com parceiros, educação ambiental às escolas Municipais Santo Expedito, em Queimados, e Teófilo Cunha, em Japeri.

Outras matérias destacam a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que vai permitir o início da implementação, em 2024, do projeto “Observatório da Bacia”, uma rede que vai permitir o monitoramento qualiquantitativo da água na região; e a proposta de implantação do Programa de Turismo Agroecológico da RH II.

A proposta da Revista Guandu, uma das várias ações previstas no Plano de Comunicação do Comitê, é ser uma fonte de informação para além dos seus membros, com distribuição de seus exemplares também em vários órgãos e eventos que tratem sobre recursos hídricos e meio ambiente de forma geral.

Aos interessados em exemplares da versão impressa da revista, basta contatar a Secretaria Executiva do Comitê, no e-mail guandu@agevap.org.br, para saber sobre a disponibilidade retirada na sede.

Confira a edição 2024 da Revista Guandu clicando aqui.