O XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2024 (ECOB), será aberto nesta quarta-feira (17), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o Comitê Guandu-RJ compartilhará no evento alguns casos de sucesso alcançados nos seus 22 anos de criação, completados no início deste mês de abril. São programas pioneiros, como o Produtores de Água e Floresta (PAF) e o Sanear Guandu, que serão apresentados em oficinas e mesas do ECOB até o dia 20. A abertura oficial do Encontro está prevista para as 19h, inclusive com uma menção ao aniversário do Colegiado e palavra da diretoria. Também haverá a distribuição da Revista Guandu 2024 e de folders.

Com o tema central “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”, o ECOB RJ 2024 reunirá membros dos nove comitês fluminenses, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e outros atores importantes, como representantes do Governo do Estado. A proposta é discutir a união de esforços e recursos para a gestão sustentável dos recursos hídricos das regiões hidrográficas do estado, de acordo com suas respectivas características, e do planejamento das ações previstas.

Durante os quatro dias, serão realizadas palestras, cursos, mesas de debates com especialistas, apresentações de trabalhos e visitas técnicas sobre a gestão hídrica fluminense.

Como Comitê mais antigo do estado do Rio de Janeiro, atuando em 15 municípios da Região Hidrográfica II (RH II), o Guandu foi escolhido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), que organiza o ECOB anualmente, para ministrar nesta quarta uma Oficina de Saneamento Ecológico, das 13h às 17h, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentro da programação do evento.

Na oficina, o engenheiro Ambiental Renato Ramos, coordenador da Gerenciadora do Sanear Guandu; e o engenheiro Civil Roberto Roballo, responsável técnico do programa; vão mostrar detalhes técnicos da implementação do maior programa de esgotamento não urbano do país, realizado pelo Comitê Guandu-RJ.

Com a iniciativa do Colegiado já estão instalados mais de 4 mil biodigestores, levando o esgotamento sanitário para cerca de 20 mil pessoas de localidades rurais e periurbanas não contempladas por concessões. As soluções individuais foram aplicadas em casas de 11 municípios com previsão de atender a mais dois territórios de imediato.

A partir da quinta-feira (18), os membros do Comitê começam a integrar as Mesas do ECOB. Das 10h às 12h, no Museu do Amanhã, na Mesa 1, sobre Soluções Baseadas na Natureza (SBNs), o engenheiro Agrônomo Luís Fernando Duarte Moraes, pesquisador da Embrapa, membro do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Colegiado, apresentará os casos do PAF, com a inserção de sistemas agroflorestais, o PAF (Re) Floresta e também os Programas Municipais de Mata Atlântica (PMMAs), que trazem em seu planejamento a implementação de SBNs.

O PAF já soma, em 16 anos, mais de 5.000 hectares de áreas florestais restauradas e conservadas, trazendo, além de ganhos ambientais, benefícios financeiros proprietários rurais através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Ainda na quinta, o Comitê também integrará a Mesa 3 sobre Saneamento, entre 15h50 e 17h30. O Colegiado será representado por sua diretora da Saneamento, a advogada Paola Oliveira, da OAB Nova Iguaçu. Ela vai apresentar os resultados no Sanear Guandu e como ele vem complementando a busca pela universalização no estado, atuando onde as concessionárias não atuam. Novos editais, o Sanear II, já foram anunciados e apresentados a prefeitos e secretários da RH II. O investimento prevê a ampliação do programa, selecionando e hierarquizando novas localidades para receberem gratuitamente as soluções individuais.

Ainda dentro da programação do ECOB 2024, o Comitê Guandu marcará presença na Mesa 4, na sexta-feira (19), entre 8h e 10h. Também no Museu do Amanhã, ocorre o debate sobre os impactos da transposição do Rio Paraíba do Sul no cenário de crise climática. O Colegiado será representado pela engenheira Química Cristiane Pereira, diretora de Recuperação Ambiental do Comitê.

Diferentemente de todos os outros dias do evento que será aberto ao público também de forma híbrida, o último, no sábado (20), será marcado por visitas técnicas exclusivas para membros dos CBHs.

No site www.ecobrj.com.br é possível conferir toda a programação e se inscrever, inclusive para acompanhar o evento também de forma online.