Foi compartilhando experiências e projetos já realizados ao longo dos seus 22 anos como o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica a ser fundado por decreto no Estado do Rio de Janeiro, que o CBH Guandu marcou presença no I Encontro Regional de Comitês do Sudeste (ERCOB/Sudeste), realizado entre os últimos dias 8 e 10, em Belo Horizonte, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais.

Organizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com os Fóruns Estaduais (Fluminense, Capixaba, Mineiro e Paulista), o Encontro teve como tema principal “Integrando as Águas do Sudeste”.

Foram várias Rodas de Diálogos, uma delas marcada pela participação da diretora de Saneamento do Comitê Guandu-RJ, a advogada Paola Oliveira.  Com destaque à “Cobrança pelo Uso da Água – O papel dos Comitês de Bacias – Compartilhando Experiências”, a Roda aconteceu nessa terça-feira (9) e contou também com representantes dos CBHs Doce, Velhas, Paranaíba e Alto Tietê, além da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Dentro da proposta da Roda de Diálogo, os Comitês puderam mostrar como estão investindo os recursos financeiros, advindos da cobrança da água, visando a gestão dos recursos hídricos para atender aos usos múltiplos de recursos hídricos.

Na ocasião, a diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira, pôde apresentar os avanços já conquistados pelo Sanear Guandu, maior programa executado no país de obras de esgotamento sanitário em áreas rurais e periurbanas. Já são mais de R$ 32 milhões investidos na Região Hidrográfica II (RH II), composta por 15 municípios.

Além de mostrar os números do Sanear, que já se aproxima da marca de 5 mil domicílios atendidos gratuitamente com soluções individuais, como biodigestores, Paola falou das novas etapas do programa que pretende atender 100% das áreas rurais e periurbanas da RH II até 2026. Para isso, um novo edital está em andamento para que as prefeituras façam a inscrição, até o dia 11 de agosto de novas localidades a serem atendidas (veja o link abaixo).

A diretora de Saneamento do Comitê também compartilhou com os demais participantes do ERCOB o “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”, cujas inscrições também abertas às prefeituras da RH II até 28 de julho de 2024. A nova vertente do programa do Comitê é voltada à seleção e hierarquização de lixões para a execução de obras de encerramento ou elaboração de planos integrais (confira o edital no endereço no fim do texto).

“Foi muito importante a nossa participação na Roda de Diálogo. Pudemos compartilhar ações em que as execuções estão trazendo segurança hídrica. Encontros entre bacias são trocas de experiências, podendo trazer como modelagem para aquele Comitê, como é caso do Sanear Guandu”, destacou a diretora de Saneamento, Paola Oliveira.

Entre os outros temas tratados durante o evento estiveram “O Fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, “A Gestão por Bacias Hidrográficas – Os Comitês de Integração e os CBHs Afluentes”, “Comunicação e Educação Ambiental para o fortalecimento dos Comitês de Bacias”, “As mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos – do planejamento à ação”.

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) também esteve representada no ERCOB, destacando iniciativas exitosas e compartilhando experiências, destacando o seu projeto “A Academia de Ensino e Extensão”.

Para finalizar o I Encontro Regional de Comitês do Sudeste, aconteceu uma Roda de Diálogos com os Fóruns Estaduais de Comitês de Bacias para avaliação e contribuições para os próximos encontros.

 Presente também no ERCOB, Hendrik Mansur (TNC), membro do Colegiado, ressaltou a importância desses encontros para a integração entre os Comitês, visando a troca de experiências e o fortalecimento da política nacional de recursos hídricos.

“Esses encontros também permitem aos membros do Comitê que estão participando identificar o quanto o Comitê Guandu já evoluiu e aonde ele precisa focar suas ações para melhorar. É um momento também de apresentação de resultados, como foi o caso do Sanear Guandu, que valoriza todo o trabalho que o Comitê vem fazendo com os seus membros”, declarou Hendrik.

Confira o edital do “Sanear II – Esgotamento Sanitário” no link abaixo:

https://www.agevap.org.br/edital-004-2024

Veja também o edital “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”:

https://www.agevap.org.br/edital-006-2024