Se você é estudante de ensino superior ou médio de instituições públicas e particulares da Região Hidrográfica II (RH II) ainda dá tempo de se inscrever no concurso ambiental e cultural Cine Guandu. O objetivo do Comitê Guandu-RJ, organizador da disputa, é incentivar os jovens a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda sociedade, se envolvendo cada vez mais nas ações do Colegiado. Além de exercitarem o seu conhecimento, os jovens podem ter seus vídeos premiados.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 15 de dezembro de 2024, conforme previsto no edital publicado no site do Comitê (veja o link abaixo). Todo o processo, desde a inscrição até a votação para a escolha dos vencedores, é acompanhado pela e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), tendo ainda, na segunda fase, a participação de membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu.
“O tema desse ano para a produção dos vídeos, que devem ser obrigatoriamente no estilo documentário, já foi escolhido: “Mudanças climáticas e recursos hídricos”. Para participar, os vídeos deverão ter duração de 3 a 15 minutos e podem ser elaborados individualmente ou por uma equipe composta de até três integrantes. Mais uma vez, para motivar a participação, o Comitê prevê a distribuição de notebooks, tablets e celulares entre os três primeiros colocados. Participem!”, convocou a coordenadora do GTEA, a engenheira química com especializações na área ambiental e sustentabilidade, Viviane Montebello, que é membro do Comitê representando a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A.
Como membro do Grupo de Trabalho da Juventude do Comitê Guandu, a engenheira civil, mestre e doutoranda em engenharia ambiental, Mickaela Midon da Paixão, ressalta que o Cine Guandu é uma plataforma que incentiva a expressão criativa dos estudantes ao abordar temas urgentes.
“Ao participar, nós, jovens, não só aprofundamos nosso conhecimento, mas também temos a chance de influenciar e inspirar outras pessoas a refletirem sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente. A participação dos jovens no Comitê de forma geral é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Projetos como o Cine Guandu, nos oferecem uma oportunidade única de nos engajarmos diretamente com questões ambientais, especialmente aquelas que impactam a nossa região, como a gestão dos recursos hídricos e as mudanças climáticas”, afirmou a engenharia que é membro do Comitê representando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no Rio de Janeiro.
O concurso Cine Guandu-RJ é composto por três fases: Habilitação, Classificação e Votação Popular no canal do Youtube do Comitê, de acordo com o cronograma, cujo o resultado final está previsto para o dia 28 de fevereiro de 2025. Serão considerados para a escolha dos vídeos, a pertinência ao tema proposto, a criatividade e o conteúdo, além da qualidade e riqueza de imagem, participação de personagens que acrescentem conteúdo.
As obras poderão ser usadas pelo Colegiado na disseminação da educação ambiental com ênfase em recursos hídricos em eventos que organizar ou participar.
Todo o edital, regulamento e cronograma do concurso, além de outros anexos necessários para a disputa como o formulário de inscrição ficha técnica, declarações de cessão patrimonial e uso de imagem, estão disponíveis na aba “Editais de Chamamento” no site do Comitê Guandu.
Confira no link abaixo: