O concurso ambiental e cultural Cine Guandu, promovido pelo Comitê Guandu-RJ, encerrou mais uma etapa da sua primeira edição com a entrega de notebooks para cada estudante que conquistou o primeiro lugar; tabletes para os que ficaram na segunda colocação; e aparelhos celulares aos da terceira posição.

Os equipamentos foram entregues no mês de agosto em clima de festa entre os alunos premiados, que já tinham recebido também troféus e medalhas durante o Encontro Ambiental do Comitê, que aconteceu no dia 6 de junho deste ano, no anfiteatro Gustavo Dutra, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na ocasião, o público pode assistir aos vídeos selecionados, o que você também pode fazer nos links abaixo.

Voltado a alunos de unidades educacionais públicas e privadas da Região Hidrográfica II (RH II), que envolve 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, o concurso Cine Guandu passou por algumas etapas até chegar aos três finalistas, que cumpriram na íntegra as exigências previstas em edital publicado no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Os três vídeos premiados são do segmento ensino superior e de alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e (UFRRJ). As produções trazem abordagens que tratam da importância do Rio Guandu, sobre a geosmina, além da atuação do Comitê Guandu, nos seus 21 anos de história e contribuição para a gestão participativa e democrática da água.

Com a votação popular feita pelas redes sociais do Colegiado, conquistou o primeiro lugar o vídeo intitulado de “Água em todos os lugares: Importância da Gestão participativa e democrática”; em segundo “A importância do Rio Guandu para a cidade de Seropédica”; e em terceiro a produção intitulada de “O Caminho da Geosmina”.

Para os envolvidos, além da premiação, o mais importante foi participar da educação ambiental na comunidade, sendo incentivados a colocar em prática conhecimentos adquiridos para além dos bancos da universidade.

“Através do vídeo, buscamos trazer informação para a população sobre a importância do Comitê Guandu para a gestão participativa dos recursos hídricos – na busca do envolvimento de todos os setores da sociedade. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que estão envolvidas na gestão de recursos hídricos, porque compreendemos a importância para o hoje, o futuro das nossas águas”, declarou a equipe que elaborou a produção, composta pelos estudantes Angélica da Cruz Andrade, Erleyvaldo Bispo dos Santos e Mayara dos Santos Mendes. Todos estiveram envolvidos desde o roteiro até a apresentação do vídeo. “É muito importante porque estamos mobilizando os jovens para que eles fiquem mais inseridos no debate sobre água, saneamento e saúde. Reforçamos para nossa galera que é possível estar nesses lugares debatendo, decidindo em conjunto”, completou Mayara dos Santos durante o Encontro Ambiental do Comitê.

Também na ocasião, a universitária Mariana Damásio Lima, que está no 10° período de Engenharia Florestal na UFRRJ, falou da produção do vídeo que ficou em segundo lugar. “Foi importante para nossa vida pessoal para trabalharmos a oratória, desenvoltura e toda essa questão que estão sendo exigidas no mercado de trabalho, com as mídias sociais”, explicou a universitária Mariana, que teve a parceria de Beatriz Xavier de Menezes e Yasmin Aleixo Ribeiro para o vídeo.

Foi com pouco de história e conceitos técnicos ambientais, que os universitários fizeram o vídeo “Caminhos da Geosmina”, que ficou em terceiro lugar na votação geral. “Tentamos resgatar essa história local, dos outros municípios de a montantes da bacia e mostramos essa história ao longo do rio Guandu. Eu sou moradora de Seropédica, aluna da UFRRJ, me entendo como representação mesmo, como exemplo, para outros jovens que estão fazendo a recuperação do Rio Guandu”, destacou Thainá Almeida Chagas, que vez o vídeo ao lado dos colegas do curso Engenharia Florestal da UFRRJ, Ana Lidia Xavier de Melo e Clarissa Carvalho Santana.

Veja os vídeos:

1º lugar – “Água em todos os lugares: Importância da gestão participativa e democrática”

https://www.instagram.com/reel/CsUHQzkLqQP/?igshid=MWZjMTM2ODFkZg%3D%3D

2º lugar – “A importância do Rio Guandu para cidade de Seropédica”

https://www.instagram.com/reel/CsUHD4ILLrv/?igshid=MWZjMTM2ODFkZg%3D%3D

3º lugar – “O caminho da Geosmina”

https://www.instagram.com/reel/CsUHeC3rMnC/?igshid=NmQ4MjZlMjE5YQ%3D%3D