O prazo para as inscrições na segunda edição do concurso ambiental e cultural Cine Guandu, promovido pelo Comitê Guandu-RJ, foi prorrogado para o dia 14 de fevereiro de 2025. Assim, os alunos matriculados regularmente em instituições de ensino superior ou do ensino médio e/ou técnico, públicas ou particulares, inseridas na Região Hidrográfica II (RH II), terão uma nova chance de enviar o seus vídeos com a temática “Mudanças climáticas e recursos hídricos”, já que o limite para a participação era, até então, 15 de dezembro.
A alteração no cronograma foi divulgada em um comunicado da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e pode ser conferida no link ao fim da matéria, assim como o edital que traz todas as regras do concurso, o regulamento e o cronograma, além de outros anexos de preenchimento obrigatório para a disputa, como o formulário de inscrição, ficha técnica, declarações de cessão patrimonial e uso de imagem.
O Colegiado prevê a distribuição de notebooks, tabletes e celulares para os três primeiros colocados. “Como membro do Grupo de Trabalho da Juventude do Comitê Guandu, acredito que o Cine Guandu é uma plataforma que incentiva a expressão criativa dos estudantes ao abordar temas urgentes por meio de documentários. Esse projeto fortalece o papel dos jovens na preservação do nosso ecossistema. Convido todos a se envolverem nessa iniciativa e fazer parte dessa transformação”, convocou a engenheira civil e doutoranda em engenharia ambiental, Mickaela Midon da Paixão, que representando o GTJ pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no Rio.
A exemplo do que ocorreu na primeira edição do concurso Cine Guangu em 2023, o Comitê quer seguir incentivando os estudantes a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda sociedade. Nesta edição, especificamente, a proposta é debater as transformações de médio e longo prazo nos padrões de temperatura e clima e suas relações com a água.
Só podem ser inscritos vídeos no formato documentário com duração entre três e quinze minutos. Outra regra mantida é que o material pode ser elaborado individualmente ou por equipe composta de até três integrantes. Serão considerados para a escolha dos vídeos, a pertinência ao tema proposto, a criatividade e o conteúdo, além da qualidade e riqueza de imagem, participação de personagens que acrescentem conteúdo.
Todo o processo, desde a inscrição até a votação para a escolha dos vencedores, é acompanhado pela Agevap, tendo ainda, na segunda fase, a participação de membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu. Os vídeos passarão por análise para habilitação e posterior classificação, sedo levados à votação popular no canal do Youtube do Comitê, de acordo com o cronograma, cujo o resultado final está previsto para o dia 26 de março de 2025.
Após a premiação pevista para acontecer numa cerimônia em abril do próximo ano, todos os materiais audiovisuais produzidos pelos três primeiros lugares poderão ser usados pelo Colegiado na disseminação da educação ambiental com ênfase em recursos hídricos em eventos que organizar ou participar.
Confira o comunicado:
https://www.agevap.org.br/conteudo/comunicado-prorroga-11-2024.pdf
Saiba outros detalhes sobre o concurso acessando o edital: