A votação popular do concurso ambiental e cultural Cine Guandu segue a todo vapor no canal do Youtube do Comitê Guandu-RJ. Até o dia 5 de maio de 2025, três vídeos elaborados por alunos da Região Hidrográfica II com a temática “Mudanças climáticas e suas relações com os recursos hídricos” passam pela avaliação do público. Os documentários podem ser assistidos nos links ao fim deste texto e é importante que os espectadores interajam com a produção que mais gostar. Todas as curtidas e reações positivas em cada vídeo no canal serão contadas como votos que definirão as primeira, segunda e terceira colocações. Já são milhares de visualizações e cerca de 2 mil votos até o momento.


Estão na disputa o vídeo “Planeta Água”, elaborado em grupo por alunos do Colégio Técnico UFRRJ (CTUR) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet); e outros dois totalmente produzidos por estudantes da UFRRJ com os títulos “Terra, até quando planeta água?” e “Rio da Guarda: Um Espelho das Mudanças Climáticas”. Todos os grupos foram convidados pelo Comitê a defender as suas produções nas redes sociais do Colegiado. Vale conferir!

A seleção dos finalistas foi feita pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, em parceria com a AGEVAP, com base nos seguintes critérios de pertinência ao tema do concurso, criatividade, qualidades do conteúdo e das imagens. A coordenadora GTEA, Viviane Montebello, considera muito importante ter o engajamento de todos os membros do Colegiado e da sociedade em geral na votação deste concurso, porque estimula cada vez mais a participação dos jovens das escolas e universidades no Cine Guandu.


“Esses concursos não são apenas uma oportunidade de mostrar talento e criatividade — são, acima de tudo, um espaço de protagonismo juvenil na defesa do meio ambiente.


Quando um estudante decide criar um vídeo, pesquisar sobre mudanças climáticas, refletir sobre os recursos hídricos e se expressar por meio da arte e da comunicação, ele está exercendo cidadania. Está contribuindo para uma transformação real na forma como pensamos e cuidamos do nosso planeta”, destacou Viviane Montebello.


Membro do Comitê representando a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), onde ocupa o cargo de gerente de meio ambiente, ela reforçou o convite par a todos se engajarem na votação. “Assistam aos vídeos, compartilhem, deixem seu like e ajudem a dar visibilidade a essas vozes jovens que têm tanto a dizer. A participação de vocês faz toda a diferença para fortalecer uma cultura ambiental cada vez mais ativa e consciente”, completou.


O resultado final está previsto para o dia 9 de maio, também deste ano. O Comitê Guandu prevê a distribuição de notebooks aos alunos vencedores, tablets aos concorrentes que ficarem no segundo lugar, e celulares para os que ocuparem a terceira posição, além de medalhas e troféu de acordo com a colocação. A expectativa é que a premiação ocorra na primeira quinzena de junho durante o evento “Jovem Prêmio Água”, no Rio de Janeiro.

Confira os vídeos:

“Planeta Água”

“Terra até Quando Planeta Água?”

“Rio da Guarda: um espelho das mudanças climáticas”