O Comitê Guandu/RJ concluiu a quarta etapa do Projeto Integra Guandu, marcando a aprovação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), de forma inédita, para 12 municípios inseridos na Região Hidrográfica II (RH II). Vistos como uma conquista, os Planos representam um passo significativo em direção à conservação e recuperação dos recursos hídricos e ecossistemas vitais da região. A entrega dos planos irá acontecer em cerimônia no próximo dia 28 de setembro, às 13h30, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

Os contemplados são os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Queimados, Seropédica, Rio Claro, Paracambi, Japeri, Piraí, Mendes, Vassouras, Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin, todos na RH II que não possuíam os Planos e foram atendidos pelo Comitê sem nenhum custo.

“Vamos fazer a entrega dos Planos Municipais de Mata Atlântica, um grande aliado para o planejamento verde. Isso tudo vai gerar o Plano Diretor Florestal com ênfase em recursos hídricos, documento que irá balizar as nossas decisões em termo de infraestrutura verde para nossa região. Futuramente também teremos o programa de turismo agroecológico do Comitê Guandu e outras ações de valorização das florestas”, disse a diretora geral do Comitê, Mayná Coutinho, destacando ainda que, essas ações serão sinérgicas às ações de educação ambiental, dentro dos planos que também estão sendo elaborados pelo Comitê. “Os planos de educação ambiental dos municípios e da RH II, que serão entregues ano que vem, vão corroborar as ações de preservação, conservação, recuperação e desenvolvimento sustentável dos PMMAs”, completou.

O consórcio STCP Engenharia de Projetos/Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais foi o responsável pela elaboração, sob a supervisão técnica da AGEVAP e a deliberação do Comitê Guandu.

Os trabalhos iniciaram em 2020 e foram balizados em três eixos fundamentais: a crítica situação da Mata Atlântica como um dos biomas mais ameaçados do mundo, os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. 

Todos os 12 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica foram aprovados nos devidos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Vale destacar que o Conselho Municipal de Meio Ambiente é de suma importância para o PMMA, não apenas na sua aprovação, conforme estipulado pela Lei da Mata Atlântica, mas também no acompanhamento da construção e implementação do Plano.

Agora, os doze Planos que serão entregues no próximo dia 28 e os planos de Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Miguel Pereira, já existentes, serão consolidados em um Plano Diretor Florestal, que irá nortear as ações de restauração na Região Hidrográfica II do Estado do Rio de Janeiro.