Aberto aos membros do Comitê Guandu-RJ e a outros interessados no debate sobre a gestão das águas, o painel online “Enquadramento de Corpos Hídricos” acontece na próxima terça-feira, 6 de maio. A partir das 14h, durante uma hora e meia, três palestrantes trarão informações sobre a importância do planejamento integrado das políticas de recursos hídricos e de meio ambiente, principalmente na Região Hidrográfica II, abastecida pela bacia do Rio Guandu, onde a água tem múltiplos usos e interesses.

A participação é gratuita e pode ser garantida a partir do acesso no link https://meet.google.com/pkn-hmyx-oyv no dia do painel. Foram definidos como temas centrais a aplicação do Enquadramento no estado do Rio de Janeiro, a importância para o Comitê e a sociedade, experiências e desafios, além de definir as responsabilidades de gestores públicos, instituições e comunidade.

Entre os palestrantes estarão especialistas da área e representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Um deles é o engenheiro de recursos hídricos e meio ambiente, Samuel Muylaert, que atua na Coordenadoria de Planejamento e Articulação para Segurança Hídrica, da Superintendência de Recursos Hídricos, da SEAS.

“O Enquadramento é um instrumento com elevado pontecial de gerar mudanças positivas para bacia hidrográfica. Mas ao mesmo tempo envolve uma dinâmica técnica e política, com engajamento continuado e de longo prazo. No estado do RJ e no Brasil, ainda enfrentamos grandes desafios para implementar esse instrumento. Assim, ações como a promoção deste evento pelo CBH Guandu, vêm ajudar na compreensão, difusão e reflexão sobre as experiências que já temos e quais os passos precisamos tomar para avançar nessa temática”, destacou Samuel, que é Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, com experiência na área de consultoria ambiental e servidor de carreira do INEA.

Também estão confirmadas as palestras dos especialistas nas áreas de recursos hídricos e sanitária Marcelo Luiz de Souza e Ingrid Delgado. Trabalhando desde 2010 na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, ele é biólogo e atua com qualidade da água e enquadramento de corpos hídricos. Já Ingrid é atualmente gerente de contrato de gestão na AGEVAP, com formação em engenheira
ambiental e sanitarista, além de mestre em gestão e regulação de recursos hídricos e doutoranda.