O trabalho de mobilização para a adesão ao novo edital do Produtores de Água e Floresta (PAF) segue a todo vapor com ações da equipe técnica do programa do Comitê Guandu-RJ. Uma das iniciativas é o “Café com Prosa”, organizado nos municípios que serão atendidos neste novo ciclo do PAF, que no mês de abril aconteceu em Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin.

O encontros são apontados como um espaço importante para troca de ideias, escuta e apresentação dos modelos de PSA que serão implementados em 2025.
Os interessados em participar desse novo ciclo e garantir apoio financeiro para a conservação ambiental deverão se inscrever até o dia 20 de maio deste ano, conforme informações disponíveis no edital (confira no link abaixo). Todo o acompanhamento é realizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

A partir das mobilizações, a proposta é ampliar o alcance do programa do Comitê Guandu em Rio Claro, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira, além de outros municípios da Região Hidrográfica II, parcialmente inseridos nas sub-bacias de atuação do programa.

Com apoio das Prefeituras, o trabalho para atrair os produtores rurais segue em diferentes localidades. Uma das edições do “Café com Prosa” contou com a presença do prefeito de Miguel Pereira, Pedro Paulo Quinzinho, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Tchara Torezani Kede.

O evento foi considerado uma demonstração do interesse do município em fortalecer as ações deconservação e geração de renda extra para os proprietários. No encontro, os moradores e produtores rurais da cidade que puderam conhecer melhor o programa e tirar suas dúvidas sobre como participar. Depois da apresentação do PAF, um café da tarde finalizou o bate-papo.

Em Engenheiro Paulo de Frontin, o “Café com Prosa” aconteceu no Esporte Clube Morro Azul, em uma parceria também com a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, que apoiam a realização do programa município. Um momento de escuta, troca e construção coletiva.

Já na última semana de março, o “Café com Prosa” envolveu os proprietários rurais de Mendes, reunindo também representantes da Prefeitura e parceiros técnicos, fortalecendo ainda mais o compromisso com a conservação ambiental e a produção de água.

O município abriga propriedades já beneficiadas pelo programa em ciclos anteriores, que podem concorrer novamente ao edital, assim como acontece em Rio Claro, onde o engajamento também segue crescendo. Alguns produtores já estão organizando sua documentação para garantir a participação.

O novo edital funciona por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), oferecendo incentivos para quem protege florestas, restaura áreas desmatadas e adota boas práticas produtivas.

O programa possui duas modalidades: o PSA Anual e o PSA Apoio Financeiro. O PSA Anual provê apoio financeiro para quem mantém ou recupera os recursos hídricos e o solo nas suas terras a partir da conservação ou restauração florestal. Já o PSA Apoio Financeiro serve como incentivo para adoção de práticas produtivas sustentáveis como sistemas agroflorestais ou silvipastoris e práticas conservacionistas. No total são sete modalidades entre ambos os tipos de PSA, e você pode ver mais detalhes acessando o edital.

Além da renda extra para os proprietários rurais, a adesão ao Programa Produtor de Água e Floresta traz muitos benefícios para os municípios envolvidos, como:

Aporte financeiro para os proprietários rurais, fortalecendo a economia local.

Melhoria na produção rural, com práticas mais equilibradas com o meio ambiente.

Preservação e recuperação das florestas nativas e dos recursos hídricos, contribuindo para a segurança hídrica no território.

Proteção do solo e controle de cheias e inundações, reduzindo impactos ambientais.

Mais visibilidade para o município, trazendo mais recursos e oportunidades para a comunidade.

Para acompanhar e tirar dúvidas, acompanhe o Instagram do programa @paf_aguaefloresta.

Acesse o edital pelo link abaixo e faça parte dessa transformação:

https://www.agevap.org.br/edital-001-2025