Iniciada no ano passado como uma campanha permanente realizada pelo Comitê Guandu-RJ, orientando sobre o descarte correto de resíduos, o “Recicla Guandu” segue mapeando pontos de coleta nos 15 municípios da Região Hidrográfica II (RH II). Por meio das suas redes sociais, o Colegiado aponta onde estão localizados os locais certos para o descarte e como a população pode contribuir para uma sociedade cada vez mais sustentável.
“O Recicla Guandu é mais uma iniciativa do Comitê para incentivar práticas sustentáveis, como a destinação correta de materiais que podem ser reciclados. Precisamos incentivar a mudança de hábitos para transformar o lugar que vivemos. Então chamo a sociedade para compartilhar a campanha, acessando as redes sociais e site do Comitê Guandu, porque juntos somos mais fortes”, destacou a diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira.
São várias postagens divulgando os pontos de coleta, como aconteceu em um dos alertas feitos pelo Comitê Guandu sobre os danos causados pelo descarte irregular de plásticos, que podem levar até 500 anos para se decompor. O exemplo veio da coleta seletiva de Nova Iguaçu. Com triagem correta e o apoio dos moradores, o que era lixo vira recurso: todo material reciclável é destinado à CoopCarmo, cooperativa de catadoras conveniada ao município. Entre os ecopontos estão a escola Municipal José de Anchieta (Austin)
CIEP 345 (Engenho Pequeno).
Outro destaque vem de Japeri, que conta com um sistema estruturado de coleta seletiva porta a porta, de segunda a sexta, das 8h às 17h, atendendo residências, comércios e órgãos públicos. Além disso, são 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas escolas municipais, na SEMADES, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e na sede da Cooper Japeri, que realiza a triagem e a destinação correta dos materiais recicláveis.
Para participar, entre em contato com o e-mail: coletaseletiva@japeri.rj.gov.br ou WhatsApp: (21) 96547-7815.
No ano passado, o maior foco esteve no descarte irregular do óleo de cozinha. Uma prática ainda muito comum nas casas, mas que causa uma série de danos ambientais e estruturais às redes coletoras de esgoto, provocando entupimentos e o vazamento de dejetos. Mesmo nos locais onde há tratamento de esgoto o produto consegue chegar em partes a rios e lagos, já que ele é mais denso que a água.
Você também pode contribuir com a campanha dando dicas de outros locais corretos de descarte de resíduos sólidos na sua cidade. Acompanhe as redes sociais do Comitê Guandu para mais dicas:
https://www.instagram.com/p/DMc4LYMvxUT/?igsh=MXF3MnppajMxODNydw==