O Comitê Guandu-RJ publicou o edital para a eleição de novos membros do próximo triênio, de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2029. Ao todo, são 42 vagas para diversos setores. As etapas do processo que renovará a composição do Colegiado são acompanhadas por uma comissão eleitoral.
Órgão colegiado, o Comitê que propõe uma gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, a fim de levar água limpa e abundante a moradores de 15 municípios da Região Hidrográfica II no estado do Rio de Janeiro. Diante desse cenário, podem participar instituições do poder público, setores usuários de água e organizações da sociedade civil.
Os interessados têm até o dia 23 de setembro de 2025 para se inscrever. Para acessar o edital, com o cronograma, a exigência documental e a ficha a ser preenchida, basta seguir o caminho: Site Comitê > Editais > Convocação do Processo Eleitoral do Comitê > Documentação Processo Eleitoral > 2025 ou clicar diretamente no link abaixo:
Disposição das vagas
As 42 vagas são divididas em três grupos, que terão direito a 14 vagas, cada. Um deles é o de usuários de água, pelo qual podem concorrer pessoas jurídicas, privada ou pública, consumidora de água bruta ou entidades de representação de usuários. Neste grupo, as vagas são destinadas a diferentes setores, como abastecimento de água, saneamento, indústria, mineração, agropecuária e pesqueiro, dentre outros.
No grupo da sociedade civil, podem concorrer pessoas jurídicas que estejam legalmente constituídas há, aos menos, dois anos. Além disso, é preciso ter atuação relacionada e comprovada em recursos hídricos e meio ambiente na área de atuação da Região Hidrográfica II (RH-II) do Guandu. Podem tentar uma vaga integrantes de organizações técnicas, de ONGs e representantes da população da bacia.
Já para as 14 vagas do poder público, estão aptos a concorrer representantes das três esferas: federal, estadual e municipal. A área de atuação do Comitê, a Região Hidrográfica II, compreende os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica em suas totalidades e parcialmente os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.
Após um processo de habilitação, os candidatos vão participar de fóruns de segmento para a disputa eleitoral. A participação na diretoria do Colegiado será realizada por inscrições de chapas, compostas por seis membros, dois de cada segmento.
Dúvidas sobre o processo eleitoral podem ser enviadas ao e-mail guandu@agevap.org.br.