Um dos principais programas do Comitê Guandu-RJ, o Sanear foi um dos destaques da programação do estande “RJ: Tecendo Redes e Rios”, nesta quarta-feira (10), durante o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece até o dia 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. Diretores e outros membros do Colegiado participam de uma série atividades que incluem debates importantes sobre governança da água, mudanças climáticas, inovação tecnológica, mediação de conflitos e sustentabilidade.
À frente da secretaria-executiva do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), o Comitê Guandu é o responsável pela organização do estande que reúne também os comitês da Baía de Guanabara, do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, da Baía de Ilha Grande, do Médio Paraíba do Sul, do Rio Macaé, Lagos São João, Piabanha e Rio dos Rios. Todos estão apresentando suas principais ações em prol da segurança hídrica do Estado do Rio de Janeiro.
Diretor-geral do Comitê Guandu e atual coordenador do FFCBH, o engenheiro florestal da Cedae Elton Abel foi o responsável em abrir os trabalhos no “RJ: Tecendo Redes e Rios” e também encaminhou a segunda apresentação do dia no estande ao detalhar o Sanear Guandu, maior programa de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. Só na primeira fase são mais de R$ 42 milhões investidos pelo Comitê em 12 municípios em soluções individuais, como biodigestores, o que trouxeram para milhares moradores mais qualidade de vida, evitando o despejo de aproximadamente 3 milhões de litros esgoto in natura por dia em mananciais da Região Hidrográfica II (RH II).
Uma iniciativa que vem dando certo e que já está sendo ampliada com a segunda fase do programa. “Foram realizadas as licitações que culminaram na contratação de três lotes de obras, num valor que supera os R$ 56 milhões, para a implementação de 6.358 soluções nos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Miguel Pereira, Rio Claro e Vassouras”, destacou Elton em sua apresentação.
O diretor-geral também ressaltou a importância do Comitê estar presente em mais um ENCOB. “É sempre uma oportunidade não só para o Comitê Guandu, mas para todos os outros de estarmos compartilhando experiências de sucesso, a realidade, as nossas características e o que a gente tem desenvolvido no estado do Rio. É um importante espaço para a gente trocar, sentir a realidade dos outros comitês do Brasil afora e discutir a gestão dos recursos hídricos”, completou Elton.
Também estão presentes no ENCOB, os diretores executivo e de Saneamento do Comitê Guandu, Antoni Felipe Oliveira e Paola Oliveira respectivamente, além de membros do Colegiado que representam diferentes prefeituras que integram os 15 municípios da RH II.
Reforçando o seu compromisso com o tema do 26º ENCOB, “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”, o Comitê Guandu convidou para estar também no Encontro o indígena Irapuan Tupinambá, um dos pajés da Aldeia Marakanã no Rio de Janeiro, que é integrante do projeto “Replantando Vida” da Cedae.
“Quero agradecer ao Comitê Guandu pelo convite para estar aqui no ENCOB. Para mim, a importância disso é primeiramente baseada no respeito. Eles foram ao território me convidar. Me trouxeram para fazer parte do movimento de construção. É isso que a gente, enquanto originários, quer. Não queremos mais que ninguém fale de nós sem nós. E o Comitê, é o caminho, a força do nosso território, que faz voltar para a comunidade em forma de recursos financeiros, projetos variados. Gratidão, e eu espero que nos próximos possamos estar juntos”, declarou.
À tarde, membros do Comitê Guandu acompanharam, ainda, no estande do Fórum Fluminense, uma apresentação da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). O membro do Conselho Administrativo Nazem Nascimento compartilhou informações sobre o projeto Academia das Águas, que proporcionará ensino de extensão em uma parceria da AGEVAP com uma instituição de ensino federal, oferecendo pós-graduação MBA em áreas relacionadas a recursos hídricos e que terá como foco principal a qualificação de membros dos Comitês de Bacias e outros atores da gestão.
Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH),o ENCOB segue até sábado com várias palestras, oficinas, rodas de diálogo, plenárias, exposições, atividades culturais e visitas técnicas. O Encontro é apontado como o mais importante evento nacional sobre a gestão participativa dos recursos hídricos, reunindo anualmente representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, além de gestores públicos, sociedade civil, usuários da água, especialistas, pesquisadores, jovens, povos tradicionais e comunidades indígenas.
Confira a programação do ENCOB no link abaixo:
https://fncbh.org/publicacoes/blog/noticias-do-encob/confira-a-programacao-detalhada-do-encob-2025









