É como um pai atento a cada passo de um filho, que José Luiz Governo viu nascer e crescer o Comitê Guandu-RJ. Aos 81 anos, sua história de dedicação ao Colegiado dá a ele o título de um dos membros mais antigos do Comitê e o escolhido para representar a todos os papais do Parlamento das Águas nesta data em homenagem a eles.

Quem tem a oportunidade de conhecer José Governo sabe da sua importância na criação do Comitê, da sua excelência como engenheiro civil e consultor na área siderúrgica, e do orgulho da família que construiu ao lado da esposa   Elizabeth, com quem é casado há 65 anos.

Ele é pai de um casal de filhos – o empresário Nelson Luiz e a médica pediatra Patrícia -, e avô do Rafael, Raul Leonardo, Isabela e Bianca. “Meus filhos e netos são absolutamente amigos meus. Sempre que podemos, estamos reunidos. Dia dos Pais é aquele ‘problema’ para saber onde vai ser”, comentou José Governo.

O engenheiro é um dos que contribuiu no grupo de trabalho, resultante na fundação do Comitê Guandu, que completou 20 anos em 2022 de gestão participativa. Atualmente ele é coordenador do Grupo de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos (GAP).

“A minha participação do Comitê Guandu é uma experiência muito boa. Ver que a gente não tinha nada e hoje o Comitê se tornou o mais eficiente do Brasil. E vai crescer mais. O Colegiado foi elo para que eu conquistasse também outros espaços para a minha vida”, destacou o coordenador, que está no Colegiado como um dos representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Para José Governo, o Comitê Guandu está no caminho certo, mas é preciso que a sociedade civil representada esteja cada vez mais preparada para as discussões técnicas propostas nas plenárias, aproveitando o espaço democrático do Parlamento das Águas para avançar em demandas gerais.