O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) de Barra do Piraí realizou a Oficina Participativa do Prognóstico no dia 20 de junho, na Sala de Reuniões da Prefeitura. O evento faz parte da agenda do projeto de implementação dos ProMEAs em 13 municípios que estão inseridos na bacia hidrográfica do Rio Guandu, sendo eles: Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro, Mangaratiba. Esse trabalho está sendo feito em conjunto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, pela Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), pela MYR Projetos Sustentáveis e Prefeituras Municipais. Os ProMEAs resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.
Com portas abertas ao público, o encontro contou com intervenções e comentários de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, e da Cooperativa de Catadores de Lixo. O gestor da Secretaria Municipal de Ambiente, Alberto Salgado Lootens, iniciou a Oficina dizendo o quanto são importantes esses encontros, com a presença de todos os envolvidos, para somar em busca do melhor para a comunidade. “Somos como vários rios que se juntam, somando suas águas com conhecimentos e informações para produzir algo melhor para nossa casa, que é o nosso planeta”, ilustrou Alberto.
Dando prosseguimento à reunião, a coordenadora do ProMEA, Marina Guimarães, conduziu a fala sobre o perfil socioambiental do município e sobre as etapas do Programa. Em seguida, foram desenvolvidas duas dinâmicas com os convidados presentes:
- A “Árvore dos Sonhos”, onde cada participante foi incentivado a escrever quais seus sonhos, desejos e expectativas sobre as relações socioambientais e educação ambiental em seu município. A partir daí, cada sonho foi sendo colado em um tronco vazio de papel até preencherem a Árvore dos Sonhos de Barra do Piraí.
- O “Caminho das Pedras”, onde os presentes foram divididos em grupos que deveriam discutir os sonhos apontados e escolher alguns desses para pensarem, em conjunto, ações para se conquistar os objetivos almejados.
Ao final dessa segunda dinâmica, cada grupo pôde expor, aos demais presentes, o que foi discutido entre eles e, assim, abriu-se debate sobre cada tema apontado.
Entre os temas e possíveis soluções apontados pelos grupos na dinâmica estiveram: - Criação de um viveiro ou herbário com plantas da região, com uma biblioteca contendo informações sobre elas para que a população do município pudesse conhecer mais sobre a vegetação da região.
- Revitalização das matas ciliares, com identificação das áreas prioritárias para ação imediata, regularização fundiária com demarcação das Apps Urbanas; confecção de legislação para definir os limites das áreas de proteção urbana.
- Maior valorização dos catadores de lixo, divulgando o que é o trabalho da Cooperativa para a população.
Ao final da Oficina foram informadas quais serão as próximas etapas do ProMEA e destacado o papel fundamental da sociedade para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes na Educação Ambiental. Uma nova Oficina do Prognóstico, de caráter devolutivo, será agendada entre julho e agosto para finalizar essa etapa do ProMEA.
Participação Social – A participação da sociedade na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA) é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental.
A seguir encontra-se link para formulário desta etapa de Prognóstico. Assim como a Oficina Participativa, este formulário é uma canal para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões. Contribua!
Formulário do Prognóstico do ProMEA Barra do Piraí: https://forms.gle/MxEXX33CsBwsZrCd7