Você já ouviu o Podcast do Comitê Guandu, “Quanto vale a água?” O primeiro episódio, que trata sobre “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”, já está no ar desde a última quarta-feira (22/03), Dia Mundial da Água. O melhor é que além de ouvi-lo é possível também assistir no canal do YouTube do Colegiado (link abaixo), onde também serão veiculados outros quatro episódios entre o fim de março e o dia 17 de abril, inclusive no aniversário de 21 anos do Comitê Guandu no próximo dia 3.

O Podcast do Comitê Guandu, “Quanto vale a água?” reúne em todos os capítulos membros do Colegiado e outros especialistas convidados para falar sobre os valores da água em diferentes espectros e como as ações conjuntas e individuais podem contribuir à preservação dos rios e toda a biodiversidade.

Logo no primeiro episódio, a diretora-geral do Comitê e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho, falou sobre a importância do Podcast, que dá também ênfase ao papel do Comitês de Bacia, no qual o Guandu se destaca pelo seu pioneirismo na gestão descentralizada e participativa das águas.

“Este é o primeiro episódio de uma série de vários outros, nos quais estamos tratando, principalmente sobre segurança hídrica. Estamos muito felizes por estarmos compartilhando com vocês todo esse entendimento que nós temos, porque não há nada mais justo quando a gente está falando sobre a gestão compartilhada dos recursos hídricos”, comentou Mayná Coutinho.

A diretora foi a responsável em mediar a conversa sobre “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços, que contou com a participação da Gerente de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Moema Versiani; da Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos e também diretora do Comitê, Ana Asti, e o coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde (GTIV) do Colegiado e representante da TNC, Hendrik Mansur.

“Recebemos no primeiro episódio três peças fundamentais, que são a Moema, a Ana Asti e o Hendrik. São pessoas com um vasto histórico na gestão dos recursos hídricos e também com perspectiva de futuro, de sinergia, assuntos que perpassam por várias agendas do próprio Comitê Guandu e que impactam diretamente na qualidade de vida da população. Até para a gente ter o planejamento, e as boas ações, é importante a gente conhecer a nossa história”, declarou a diretora Mayná.  

A proposta foi debater os caminhos percorridos na Política de Gestão de Recursos Hídricos, a partir do vanguardismo do Estado, destacando, entre outras coisas, a cobrança pelo uso da água e a criação dos Comitês. Uma trajetória que, na visão dos especialistas, ainda exige muito comprometimento de todos os envolvidos no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro, e da sociedade como um todo, para a conquista da “água limpa e abundante”, lema do Comitê Guandu.

Você pode assistir/ouvir nos links abaixo: 

Spotify: https://podcasters.spotify.com/pod/show/comite-guandu

Deezer: https://deezer.com/show/5871357

YouTube: https://youtu.be/_MUTvrk2zIc