O Comitê Guandu-RJ marca presença, nesta terça-feira (11), em mais uma edição do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente – SANEA Rio 2023, principal evento sobre saneamento e meio ambiente do Rio de Janeiro, que será realizado no Iate Clube do Rio de Janeiro, a partir das 8h30, para associados e convidados e terá transmissão aberta online e ao vivo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Rio) e tem apoio do Comitê, que fará o lançamento da “Revista Guandu” no Sanea 2023 e participará de painéis.
Após o sucesso de 2022 que debateu os impactos de captações de tempo seco como uma forma de solucionar o problema do despejo de esgotos não tratado nos rios, lagoas e mares, o SANEA-Rio 2023 terá como principal tema “saneamento em áreas irregulares e não urbanizadas”.
O seminário é realizado em parceria com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro, como parte da agenda Rio 2030, e será um encontro marcado com os especialistas do setor, de entes correlatos como diretores de Agências Reguladora Nacional e Regional, empresários, pesquisadores, representantes da sociedade civil e outros. O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online).
Já estão confirmadas no evento a presença de autoridades como o secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani e o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha.
Diretora geral do Comitê Guandu e coordenadora Ambiental da Governança Socioambiental da CEDAE, Mayná Coutinho, participará diretamente de, pelo menos, duas atividades, uma delas no “Palco Dinâmico”, onde entre 10h30 e 17h, ocorrerão participações de grandes nomes do saneamento que farão intervenções e proposituras sobre o setor de saneamento. A intervenção de Mayná Coutinho está prevista para as 15h15.
Ainda na parte da tarde, a diretora geral do Comitê Guandu será uma das integrantes do “Painel Saneamento e Segurança Hídrica: uma abordagem holística”, que acontece das 17h às 17h45. Mediado pelo presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández, a mesa contará também com a participação do diretor de Saneamento da CEDAE, Daniel Okumura; e do diretor de Segurança Hídrica do INEA; Cauê Bielschowsky.
Um dos destaques do Comitê, o Sanear Guandu, maior programa de saneamento rural do Brasil quando se fala em soluções coletivas e individuais, será apresentado pela diretora Mayná Coutinho. São 25 Estações de Tratamentos de Esgoto e cerca de 7 mil soluções individuais em áreas rurais e periurbanas da Bacia do Rio Guandu.
Na sua abordagem, Mayná falará sobre o saneamento para além da concessão, justamente onde entra o Sanear Guandu tem como objetivo principal levar o serviço para áreas desatendidas, até então, em 13 municípios. A iniciativa vai evitar o despejo de cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia em rios que drenam no Guandu e tem como investimento previsto cerca de R$ 80.712.996,00. As obras começaram no primeiro bimestre de 2022 e a diretora do Comitê vai mostrar a evolução delas.
O Sanear Guandu também é destaque na “Revista Guandu”, um dos lançamentos que será feito no SANEA-RIO. Alguns livros e revistas estarão disponíveis em um estande específico para serem adquiridos pelos convidados. Também alguns autores e colaboradores das obras estarão presentes no evento e farão parte da programação.
A “Revista Guandu” é lançada anualmente e a versão de 2023 traz uma série de reportagens que mostram avanços importantes de programas realizados pelo Comitê Guandu-RJ na Região Hidrográfica (II), que reúne 15 municípios na bacia rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.