Ensinar de forma lúdica sobre a importância da água e de todo ecossistema já é uma marca do “Amigos do Guandu”, projeto de educação ambiental realizado pelo Comitê Guandu e parceiros. Nesta terça-feira (21/11), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Teófilo Cunha, de Japeri, visitarem o Espaço Manancial, que é Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Centro do Rio de Janeiro.
A ação “Exploradores”, em parceria com a Cedae, é uma das etapas do projeto do Comitê que atenderá ainda, com a visita, outro grupo da Escola Municipal Santo Expedito, de Queimados, no dia 27 de novembro.
A diretora geral do Comitê Guandu e coordenadora Ambiental da Governança Socioambiental da Cedae, Mayná Coutinho, recebeu os alunos, professores e outros colaboradores da Escola Municipal Teófilo Cunha. “Estamos aqui em mais uma etapa do ‘Amigos do Guandu’, essa iniciativa do Comitê Guandu, com várias parcerias no âmbito da educação ambiental. O Comitê acredita verdadeiramente no modelo de educação transformador. Então, a gente quer que as nossas crianças repliquem esse pertencimento com os recursos hídricos”, destacou Mayná.
Na oportunidade, os estudantes participaram de um quiz educativo, uma gincana lúdica e assistiram a conteúdos voltados para a educação ambiental que abordaram sobre os cuidados com a água, matas ciliares e destinação correta de resíduos.
“Eu gostei das brincadeiras, dos ensinamentos…. E gostei muito desse passeio. Foi um dos melhores, eu acho que da escola. Eu gostei muito. Na verdade, todos os passeios da escola são bons. Eu gostei muito desse. É legal”, disse a aluna Heloise Matos da Silva, de 9 anos, aluna do 4º ano da Teófilo Cunha.
Representante da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), Matheus Santos da Silva também acompanhou a visita e falou da importância do projeto. “É um projeto que veio direcionado para uma da escola de campo, que está recebendo também um outro projeto do Comitê Guandu, que é o Sanear Guandu naquela comunidade. Eles relatam sobre o que estão aprendendo, falam o meio ambiente, a questão do saneamento básico, da água… Já é possível observar alguns detalhes, algumas mudanças nas crianças, o desempenho é bem legal, bem gratificante”, ressaltou.
Quem também vem notando a evolução dos alunos é a professora do 2º e 4º anos, Márcia Fernandes. “As crianças estão se divertindo muito, aprendendo bastante sobre a questão de preservar o meio ambiente, preservar, aliás, as nascentes dos rios e está sendo muito prazeroso. Nós estamos trabalhando em sala de aula e com o que foi falado. Fica bem marcado na vida deles e eles tentam retratar isso em sala de aula, conversam muito sobre esses assuntos e costumam levar para suas casas”, afirmou a professora.
Para a diretora geral do Comitê, as parcerias são fundamentais na execução do “Amigos do Guandu”. “Pelo segundo ano temos a parceria da Cedae e da Firjan. A gente está fazendo essa iniciativa também com as prefeituras de Queimados e Japeri, dois municípios que têm sido muito parceiros e que acreditam verdadeiramente nessa ideia, junto conosco, e que realmente querem esse modelo de educação transformador. A gente espera que nos próximos anos consiga cada vez mais parceiros para essa iniciativa e vamos abranger toda a nossa Região Hidrográfica, dentro desse nosso objetivo comum, desse nosso sonho que é ter é água em quantidade e qualidade para todos, inclusive para os nossos pequenos, como maximizadores e verdadeiros replicadores dessa nossa ideia, desse sonho comum, transformando a comunidade escolar”, declarou Mayná Coutinho.