Três grupos formados por alunos da Região Hidrográfica II estão disputando o seu voto e um deles será o campeão do concurso ambiental e cultural Cine Guandu. A votação popular no YouTube do Comitê Guandu-RJ entra na reta final e até o próximo dia 5 de maio o documentário que tiver o maior número de curtidas e reações positivas no canal ficará com a primeira colocação. Já são mais de dois mil votos e quase oito mil visualizações (confira os vídeos nos links abaixo).
O resultado final será divulgado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) no dia 9 de maio. O Comitê Guandu prevê a distribuição de notebooks, tablets e celulares para os três primeiros colocados, além de medalhas e troféu. A expectativa é que a premiação ocorra na primeira quinzena de junho durante o evento “Jovem Prêmio Água”, no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais do Comitê Guandu, representantes dos grupos gravaram depoimentos defendendo a votação dos seus documentários. Um dos concorrentes é vídeo “Planeta Água”, elaborado em grupo por alunos do Colégio Técnico UFRRJ (CTUR) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
“Nós gostaríamos primeiramente de agradecer a organização do Cine Guandu e a todos que votaram e pedir o voto daqueles que não votaram ainda. Quem puder, deixa o like lá, não se perde muito tempo. É só deixar o like e a gente já agradece muito”, destacou o estudante Felipe Paiva, autor do vídeo “Planeta Água” ao lado do colega do CTUR, Pedro Oliveira dos Anjos, e do aluno do Cefef, João Pedro de Souza.
Quem também fez a defesa do seu vídeo foi a estudante de Belas Artes da UFRRJ, Débora Borges Dias, que inscreveu a sua produção “Rio da Guarda: Um Espelho das Mudanças Climáticas”, junto com a amiga e aluna do curso de Jornalismo da mesma universidade, Evellyn Fernanda Souza.
“O nosso vídeo retrata os impactos ambientais e sociais que se passam no Rio da Guarda em Itaguaí. Com o relato dos moradores, nós destacamos a relação da comunidade com o rio e o desejo de pessoas de ver suas águas preservadas. O documentário já está disponível no YouTube do Comitê, então aproveita para assistir e deixar o seu like. O vídeo com mais likes ganha o primeiro lugar”, ressaltou Débora.
Uma das autoras do documentário “Terra, até quando planeta água?”, a aluna do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ, Thainá Chagas, também convoca a todos darem o seu voto no Cine Guandu.
“Você já deve ter percebido o quanto a gente está vivendo uma crise climática, não é mesmo? Rios secam, incêndios florestais cada vez mais comuns. Então eu convido você a assistir o nosso documentário e entender um pouco mais como as coletas de sementes e a restauração são capazes de mudar esse cenário. Convido você a votar, compartilhar, comentar no nosso vídeo, no curta-metragem chamado Terra, até quando o planeta água?”, disse Thainá, que divide a produção com as colegas de curso Clarissa Carvalho e Ana Lídia Xavier.
Os três vídeos que estão na disputa foram escolhidos entre seis inscritos em uma seleção feita pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu e pela AGEVAP, levando em consideração a pertinência ao tema “Mudanças Climáticas e recursos hídricos”, a criatividade e o conteúdo, além da qualidade e riqueza de imagem, participação de personagens que acrescentassem ao conteúdo.
Em sua segunda edição, o Cine Guandu visa incentivar os estudantes de instituições de ensino superior ou do ensino médio e técnico a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda sociedade, por meio da elaboração de vídeos.
Confira os vídeos:
“Planeta Água”
Cine Guandu – Video 1 – PLANETA ÁGUA
“Terra até Quando Planeta Água?”
Cine Guandu – Video 2 – TERRA, ATÉ QUANDO PLANETA ÁGUA?
“Rio da Guarda: um espelho das mudanças climáticas”
Cine Guandu – Video 3 – RIO DA GUARDA: UM ESPELHO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS