Após o sucesso do “Amigos do Guandu”, em 2022, com alunos da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, em Seropédica, e da Escola Firjan SESI de Nova Iguaçu, o Comitê Guandu-RJ iniciará na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, mais uma edição do projeto de educação ambiental, desta vez na Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, a partir das 9h. Mas essa não será a única este ano, já que o “Amigos do Guandu” beneficiará, ainda, crianças da Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados, também na Região Hidrográfica II (RH II). As atividades em Queimados terão início no dia 22 de setembro.

A previsão é de que, somando as duas unidades escolares, cerca de 300 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano, com idades entre 5 e 11 anos, sejam atendidos. Além das Prefeituras de Queimados e Japeri, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Com a abertura durante a Semana da Árvore, o “Amigos do Guandu” terá uma série de atividades desenvolvidas até dezembro com foco no cuidado com o meio ambiente, no descarte correto do lixo e no esgotamento sanitário. Um dos carros-chefes do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, desenvolvido com ênfase na educação ambiental, que contou com a colaboração de consultores pedagógicos, o “Amigos do Guandu” tem o objetivo de somar esforços com as escolas para levar a importância da preservação e gestão da água aos alunos e consequentemente à comunidade escolar, como um todo, buscando uma conscientização conjunta e fortalecida. 

Entre as atividades previstas estão a apresentação de vídeos educativos que falam sobre a importância dos rios e outros temais ambientais. Para tornar o “Amigos do Guandu” ainda mais lúdico e atraente, o Comitê conta sempre com um reforço de peso, o mascote “Dudu”, que é o mensageiro dos vídeos apresentado e de uma cartilha que é distribuída a alunos e professores das escolas atendidas. Ele é definido como uma criatura mágica, o espírito do rio Guandu, que recebeu a missão da Mãe Terra de trazer consciência a todas as pessoas sobre os problemas ecológicos. Ele sabe que é um problema que só se resolve com o esforço coletivo. O mascote ensina as crianças que todos devem fazer a sua parte, aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra.

Também estão previstos na programação trabalhos sobre o Dia da Árvore com oficina de pintura usando tintas naturais, galhos e folhas secas. Dentro das atividades que acontecerão até o fim do ano letivo, estão uma oficina de brinquedo reciclado e produção textual com produção de cartas para o futuro, além de exposição de cartazes produzidos pelos alunos.

Haverá ainda mais uma edição da ação “Exploradores”, na qual são levadas às crianças informações sobre as espécies da região e um pouco do trabalho de conservação da biodiversidade, proporcionado, ainda, um passeio ao espaço Manancial da Cedae, no Centro do Rio, onde participam de atividades lúdicas e de muito aprendizado sobre a importância das matas ciliares e do cuidado com as águas.

Dentro da parceria com a Cedae, em uma das etapas do projeto, está previsto o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas, que serão cedidas pela Companhia. Na ocasião, em data ainda a ser definida, também ocorrerá o recolhimento das “Cartas para 2033”, que serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes em dez anos.

Outro destaque dentro da programação é a oportunidade que os alunos vão ter de conhecer como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais aplicadas no Sanear Guandu, maior programa de saneamento rural, realizado pelo Comitê Guandu e parceiros, que está atendendo, inclusive, nos municípios de Japeri e Queimados.

Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.

Confiante em mais um ano de sucesso do “Amigos do Guandu” em 2023, a diretora-geral do Comitê Guandu e engenheira ambiental da Cedae, Mayná Coutinho destaca a importância do projeto

“Acreditamos nestas práticas educativas que desenvolvam novos valores e que fortaleçam o engajamento de todos em prol da preservação dos recursos hídricos. Temos muito orgulho da realização do projeto Amigos do Guandu, enxergando nas crianças os agentes de transformação dos desafios do meio ambiente e das nossas águas. Nosso objetivo é impactar e estreitar os laços entre o Comitê e as crianças da RH II, que para nós são multiplicadores fundamentais para a sustentabilidade hídrica, por meio de uma educação ambiental transformadora e impactante para a sociedade, que conta com o nosso mascote ‘Dudu’, afirmou Mayná.