Plano de contingência para abastecimento de água

O Plano de Contingência para Abastecimento de Água é um conjunto de documentos que definem ações específicas e integradas, de diferentes tipos (preventivas, de preparação, resposta, recuperação e mitigação), baseadas em procedimentos e abordagens técnicocientíficas, com apoio de bases de dados e informações (e sistemas de informação geográfica), e no envolvimento e interação de múltiplos atores, quando em situações de emergência ambiental e que possam pôr em risco o fornecimento de água bruta para fins de abastecimento público.

O enfoque principal deste Plano são situações de acidentes, que possam gerar poluição acidental, atingindo mananciais superficiais e afetar captações utilizadas para abastecimento público. O objeto principal é a área de contribuição hidrográfica do sistema de captação e ETA Guandu, por seu caráter estratégico para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a qual, atualmente, não apresenta outras alternativas de mesma magnitude para seu abastecimento, salvo em situações emergenciais e de pequeno tempo de duração. Ademais, devido à dependência da transposição de água, também se constituem áreas estudadas um trecho da bacia do rio Paraíba do Sul e a bacia do rio Piraí, como elementos de transposição para a bacia do rio Guandu.

Com base em um extenso diagnóstico de cenários de riscos potenciais ao longo da Região Hidrográ­fica, o Plano sugere uma série de ações integra­das de prevenção e resposta em caso de aciden­tes que possam comprometer os corpos hídricos da Bacia. Finalizado em 2015, está em fase de ar­ticulação junto às instituições envolvidas, sendo o único Plano deste segmento no Estado.

Conheça o plano: http://www.sigaguandu.org.br:8080/publicacoesArquivos/arq_pubMidia_Produto06_RF.pdf

Habilidades

Postado em

23 de novembro de 2021