Em reunião ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (25) os membros do Comitê Guandu-RJ elegeram a nova composição da Câmara Técnica de Saneamento Básico. Criada em 2020, essa instância tem como principal objetivo contribuir para o planejamento das ações voltadas ao saneamento urbano e rural da bacia, além de acompanhar os projetos relacionados ao enquadramento dos corpos d’água e monitoramento. Foram eleitos três representantes dos usuários de água, quatro da sociedade civil organizada e quatro do poder público.

Segundo o Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu, se tirarmos a parte do Rio de Janeiro que faz parte da Região Hidrográfica, atualmente, menos de 2% do esgoto é tratado e grande parte é despejado no manancial que abastece nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o rio Guandu. “O esgotamento sanitário, urbano e rural, é nosso maior desafio. “O esgotamento sanitário, urbano e rural, é nosso maior desafio. A CTSB foi composta por representações com conhecimento técnico, quee isso vai permitir um trabalho focado na construção de soluções concretas e exequíveis, bem como na articulação dos atores fundamentais para avançarmos nessa pauta. O Plano Estratégico de Recursos Hídricos, traz de forma clara o diagnóstico e as ações que devem ser desenvolvidas para a melhora na qualidade ambiental, será nosso foco para alcançarmos as metas. Acreditamos que dessa forma, vamos conseguir resultados importantes para o colegiado e toda sociedade da bacia ou abastecida por ela”, afirmou o novo coordenador da CTSB, o gestor ambiental Marcelo Danilo Bogalhão (ANAGEA/RJ). O Subcoordenador é Mário Luiz Dias (P.M. Piraí).

Após votação nominal, entre os membros inscritos, foram eleitos no segmento usuários de águas: Douglas Queiroz Francisco (FCC SA), Carlos Alberto Basílio Júnior (LIGHT) e Júlio Cesar Oliveira Antunes (CEDAE); pela Sociedade Civil Organizada os representantes são: Marcelo Danilo da Silva Bogalhão (ANAGEA), Cristina Mendonça (IDC), Ícaro Moreno Junior (Universidade de Vassouras) e Karina de Moura Costa Alencar (ABES); representando o poder público foram eleitos: Mario Luiz Dias Amaro (P.M. Piraí), Ronald Gontijo do Nascimento (P.M. Mendes), Saulo José de Azevedo de Paula (P.M. Miguel Pereira) e Rodrigo Bianchini Greco Alves (INEA).

A nova composição irá se reunir no próximo dia 15 de abril. Os membros já estão fazendo a leitura do Plano Estratégico de Recursos Hídricos e do Plano de Aplicação, para que possam começar a contribuir para a execução das ações do planejamento.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br