O Comitê Guandu e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizaram nesta semana da água, do dia 22 ao dia 24 de março, o I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu e o I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier. O objetivo foi estimular a atuação de atores sociais do território da Bacia Hidrográfica do Guandu a executarem ações de pesquisa, ensino e extensão oferecendo um espaço de aprendizagem socioambiental, de compartilhamento de experiências e integração. Mais de 1500 pessoas se inscreveram e puderam acompanhar as palestras dos especialistas, com experiência e atuação em todo Brasil, que abordaram temas relacionados à Bacia Hidrográfica do Guandu, Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade, bem como as apresentações de trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil.

Essa foi a primeira realização dos eventos que pretendem ser regulares e até itinerantes, como explica a coordenadora Karine Bueno Vargas, professora do Departamento de Geografia (IA/UFFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGGEO/UFRRJ: “a ideia proposta para evento de pesquisa e educação ambiental do Comitê Guandu é que ele percorra em suas próximas edições a bacia no caso de ser presencial e se precisar se manter de forma virtual que seja organizado por outros instituições, bem como se junte a outras unidades de conservação. Precisamos somar forças em prol de um bem comum, que é a conservação da nossa bacia. O sucesso do evento é resultado de muito esforço da comissão organizadora, composta por professores e alunos, mais o apoio da comunicação do Comitê Guandu, que fizeram  uma ampla divulgação do evento em vários meios digitais. O fato de ser online proporcionou a presença de participantes de todo o Brasil. A oportunidade do envio de trabalhos ao evento, estimulou muitos estudantes de fora do estado participarem”, explicou.

A abertura do evento, no dia mundial da água (22 de março) contou com uma mesa virtual com a presença do Magnifico reitor da UFRRJ Professor Ricardo Luis Louro Berbara; o Pró-reitor de extensão da UFRRJ Professor Roberto Lélis e o Diretor do Comitê Guandu Marcelo Danilo Bogalhão. Em seguida deu-se início a primeira mesa redonda com a temática “Recursos Hídricos e Biodiversidade na BH do Guandu” mediada por Janaina Vettorazzi, Doutora em Biologia Animal com atuação nas temáticas que envolvem a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, professora do curso de Gestão Ambiental da Faeterj ex membro do Comitê Guandu-RJ. Os palestrantes da mesa foram Claudia Moster, Doutora em ecologia aplicada e professora no Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da UFRRJ; Cleber Castro, Doutor em geografia pela UFRJ e professor adjunto do departamento de geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRRJ e; Décio Tubbs, Mestre em geociências (Geoquímica) e professor adjunto da UFRRJ e ex diretor-geral do Comitê Guandu-RJ.                                       

Já na terça-feira (23) o tema foi Educação Ambiental, com a mediação do diretor e membro do grupo de trabalho de educação ambiental do Comitê Guandu-RJ Marcelo Danilo Bogalhão. As especialistas Silvana Gontijo, jornalista, escritora e midieducadora; Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Mestra em Recursos Florestais e gestora pública na área de saneamento e educação ambiental e; Agatha Tommasi, Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, debateram os desafios da educação ambiental do século XXI.

Na quarta-feira (24), último dia do evento, a programação foi destinada à Flona Mário Xávier e ao I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier, encerrando também o curso de extensão   “Diálogos entre direitos humanos e educação ambiental” coordenado pela professora Karine Bueno Vargas e a discente Tamiris Souza, o qual foi oferecido por meio da Escola de Extensão da UFRRJ. Ricardo Luiz Nogueira de Souza, Mestre em Geografia e chefe da Unidade de Conservação; Joana Caram, Pesquisadora do Laboratório de Anfíbios e Répteis da UFRJ; e Gustavo Henrique Soares Guedes, Mestre em Biologia Animal (UFRRJ) foram os palestrantes, e a professora Karine Bueno Vargas, que também é ex coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê Guandu e responsável pelo Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier. Ao fim da manhã, a programação contou ainda com uma homenagem a Eugênio Izecksohn, pesquisador que faleceu em 2013, considerado um dos maiores estudiosos da Flona Mário Xavier.

Durante os três dias, na parte da tarde, aconteceram as apresentações de trabalhos científicos submetidos ao evento. Todo o evento (mesas redondas e sessão de trabalhos) estão disponíveis no YouTube (https://bit.ly/3tZBQYZ).

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br