Representantes do Comitê Guandu-RJ, da AGEVAP, da ABES/RJ e da Iguá Saneamento estiveram nesta quarta-feira, dia 27, no Complexo da Light, em Paracambi e Piraí/RJ, em uma visita técnica. A visita foi uma oportunidade de conhecer como as águas da bacia geram energia elétrica para todo o estado do Rio de Janeiro, através das usinas do Complexo. O objetivo, além de conhecer, era debater a importância do monitoramento e das ações em prol da disponibilidade hídrica na bacia, já que a mesma água que gera a eletricidade, é usada para o abastecimento.
Os membros puderam entender como funcionam as estruturas hidráulicas que geram energia para o estado e ainda fornecem cerca de 90% da água do Rio Guandu-RJ, que abastece nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a visita, os especialistas do Comitê, Light, AGEVAP e convidados puderam debater assuntos como monitoramento da água e a comunicação sobre esses dados à população. A visita aconteceu nas Usinas Hidroelétricas Pereira Passos, Fontes Novas, Fontes Velha, Nilo Peçanha e na Barragem do Reservatório de Lajes. O Comitê Guandu-RJ atua no monitoramento desses reservatórios tão importantes para o abastecimento no Estado. Para saber os níveis, basta acessar o SIGA-Guandu, o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim: https://bit.ly/3jEY2of
Além disso, o Colegiado está trabalhando na implementação de um projeto de Monitoramento na Bacia, com informações sobre vazão e qualidade em tempo real. Acesse https://bit.ly/3GsRGST e conheça!

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br