O Comitê Guandu-RJ está lançando, nessa sexta-feira, dia 11, uma nova fase em sua identidade visual. A novidade chega pouco antes do aniversário de 20 anos do Colegiado, no dia 3 de abril. A virada de marca conta com uma nova identidade visual, tipografia e iconografia, novo site com intranet, linha de material imagético, vídeos institucional e de educação ambiental, e ações voltadas a educação ambiental, além de expandir atuação nas redes sociais do Comitê.

Fruto do plano de comunicação integrado do Comitê, o novo logo traz cores que remetem à água e um grafismo que representa sua fluidez. Outro símbolo marcante que será usado nas peças do Comitê é o peixe-das-nuvens. Nativo dessa Região Hidrográfica, os rivulídeos são um importante grupo de pequenos peixes que habitam áreas úmidas temporárias como, poças e brejos, alagados pela água da chuva. Ele tem o ciclo de reprodução bem veloz.

A água da chuva empoçada faz eclodirem os ovos fertilizados no substrato (cascalho, argila, areia e lama). Dentro de aproximadamente um mês, os animais, já adultos, estão aptos para um novo ciclo de reprodução. Eles vivem por, no máximo, nove meses, mas não sobrevivem para verem seus filhos. Quando recomeçam as chuvas, o ambiente volta a alagar e os ovos eclodem formando nova população com as larvas então em forma de peixinhos, daí originando outro nome popular: peixes anuais.

Criado em 3 de abril de 2002, após a publicação do decreto nº 31.178, o Comitê Guandu-RJ completa 20 anos. Em comemoração a esse marco, o Plano de Comunicação do Colegiado programou uma série de campanhas e eventos.

Ao longo do ano comemorativo serão lançadas campanhas como “Fiscal das Queimadas”, “Bolsista do Guandu” e o “Cine Guandu”, em que alunos do ensino médio e das universidades poderão se unir em grupos para produzirem um vídeo curto sobre as temáticas do edital. Os finalistas irão a votação popular nas redes sociais do Colegiado. Os três melhores vídeos de cada categoria serão premiados com notebooks, tablets e smartphones, para cada aluno.

Além disso, também haverá a criação do selo “Empresa amiga dos rios”, que visa reconhecer as iniciativas que utilizam práticas sustentáveis em seu processo produtivo, mitigando os impactos ambientais, principalmente relacionado à água. O objetivo é reconhecer e divulgar esses bons exemplos, para que as práticas sejam cada vez mais constantes.

Já a ação “Amigos do Guandu” pretende levar o debate sobre recursos hídricos para dentro das escolas infantis, conscientizando e mostrando a importância da água para as crianças.