Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 11, o evento de lançamento das obras do programa Sanear Guandu Queimados. A primeira das ações que ainda ocorrerão em outros nove municípios que também fazem parte da Região Hidrográfica do Guandu. Além de representantes do Comitê, o evento também teve as presenças do Prefeito Glauco Kaiser, do Secretário Estadual do Ambiente e de Sustentabilidade Thiago Pampolha.

O evento, realizado na Praça da Fazendinha, parte do Distrito Industrial de Queimados, teve também a presença de parte da população que se beneficiará das obras. No município, o projeto contará com 516 módulos construídos, chegando aos bairros do Chapadão, Jacatirão, Vila Americana, Fazendinha e Vista Alegre, e atingindo diretamente 2100 pessoas.

O programa trata-se de um conjunto de obras de esgotamento sanitário, que vão custar cerca de 56 milhões de reais e vão impedir que mais de quatrocentos mil litros de esgoto sejam despejados por hora – cerca de 9 milhões e meio de litros de esgoto por dia – em rios que drenam ou no próprio rio Guandu manancial que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Ainda ocorrerão eventos de visitas nos inícios das obras em:

  • Enseada das Garças – Piraí;
  • Getulândia – Rio Claro;
  • Rio Douro – Nova Iguaçu;
  • Rio São Pedro – Japeri;
  • Mazomba – Itaguaí;
  • Cinco Lagos – Mendes;
  • Ponte Coberta – Paracambi;
  • Serra do Piloto – Mangaratiba;
  • Em lugar ainda a ser confirmado em Seropédica

Os eventos ocorreriam ao longo do mês de fevereiro mas foram adiados para março por conta da tragédia com as chuvas em Petrópolis, que demandou uma grande mobilização por parte do INEA e do Governo do Estado. Novas datas para os eventos de lançamento serão anunciadas em breve.

O programa Sanear Guandu surgiu após outro projeto do Comitê, voltado para as regiões periurbanas e rurais dos municípios, realizar o diagnóstico das necessidades de esgotamento sanitário dessas áreas dos quinze municípios pertencentes a bacia do Guandu, como a Ilha de Guaratiba no Rio de Janeiro; as comunidades do Marapicu, Jacetuba e Rio Douro em Nova Iguaçu; e Chapadão, Vila Americana, Fazendinha e Vista Alegre em Queimados, entre outros.

Com o estudo, foram elaborados os projetos básicos e executivos para os municípios, com as melhores soluções ambientais e econômicas, que vão atender quase 20 mil domicílios. Trata-se de uma população que pode gerar cerca de doze milhões de litros de esgoto por dia. Foram projetadas 77 estações de tratamento de esgoto (ETEs) e mais de treze mil soluções individuais. Nesta primeira fase, serão construídas 25 ETEs e cerca de sete mil soluções individuais, ou seja, que atendem a um domicílio isolado. Essas localidades não fazem parte do escopo da concessão.