Acontece na próxima terça feira, dia 15, uma visita às propriedades participantes do programa Produtores de Água e Floresta, um projeto do Comitê Guandu, conhecido internacionalmente, que já resultou na conservação e recuperação de cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica, além de ser uma das primeiras iniciativas de pagamento por serviços ambientais do país.

O evento faz parte da iniciativa “Expedição Nascentes do Paraíba: da Foz à Nascente do Rio Paraíba do Sul”. Além do Programa Produtores de Água e Floresta, também está prevista uma visita as ruínas de São João Marcos, cidade alagada para a construção do reservatório de Lajes, esse segundo evento será realizado na quinta feira, dia 17. Ambas as visitas ocorrem no município de Rio Claro.


A expedição foi dividida em três etapas. A primeira delas, que já está acontecendo, conta com diálogos com os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Os encontros começaram no último dia 7 e passaram por cinco diferentes regiões hidrográficas e na próxima semana chegarão a bacia do Guandu.


Ao longo dessa primeira etapa, cada comitê apresenta temas comuns. Entre os temas em destaque estão a Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável, além de projetos criados ou aprovados nos próprios comitês.


A segunda etapa está prevista para acontecer entre os meses de abril e junho. Nesta fase os diálogos acontecerão com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraitinga e Paraibuna. Entre os temas a serem discutidos estão: Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável; Organização da “Rota Turística Caminho das Águas Nascentes do Paraíba”; Educação Ambiental e Recursos Hídricos; e Turismo Pedagógico Ambiental e Rural.


A terceira e última etapa deverá ser realizada em setembro. Ela prevê uma Conferência para a exposição dos trabalhos dos CBHs, propostos na Expedição, e o encaminhamento das propostas para 2023. O tema central desta etapa é “Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável”.


A novidade chega pouco antes do aniversário de 20 anos do Colegiado, no dia 3 de abril. Em comemoração a esse marco, o Colegiado está preparando uma série de eventos e ações que poderão ser acompanhados em nosso site e redes sociais.