Será realizado nos dias 13 e 14 de abril o SANEA-Rio – primeiro Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente. O evento, realizado pela ABES-Rio em parceria com o Comitê Guandu, vai reunir especialistas e atores estratégicos da área de saneamento e meio-ambiente. O objetivo é debater os desafios do novo modelo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro. O evento também marca os 20 anos do Comitê Guandu-RJ.

O debate técnico terá como foco a captação em tempo seco, que é a interceptação do esgoto presente nas galerias da rede pluvial, evitando parcialmente, que o mesmo seja despejado in natura no meio ambiente. Trata-se da técnica utilizada pelas concessionárias fluminenses, que já em 2021, em alguns blocos, já começaram a operar o sistema.

Outro destaque do evento será a programação especial em comemoração aos 20 anos do Comitê Guandu-RJ. A data, comemorada no dia três de abril, marca a criação do mais antigo Comitê de Bacia do estado. Uma mesa irá debater a história do Colegiado responsável pela gestão da bacia que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O colegiado irá falar dos projetos que já resultaram na recuperação e conservação de cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica e do investimento de mais de cem milhões de reais em saneamento, que incluem o programa Sanear Guandu, que está realizando obras de esgotamento em onze municípios da bacia, incluindo Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Queimados.

O SANEARio ocorrerá de forma híbrida (presencial e online) nos dias 13 e 14 de abril, no auditório da FIRJAN. A mesa do Comitê será no primeiro dia do evento. As inscrições podem ser feitas pelo site https://sanearioabes.com.br/.