Destaque no Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (SaneaRio), a participação do Comitê Guandu é vista pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (Abes-Rio) – como um reconhecimento a suas inúmeras contribuições à causa hídrica.

O SaneaRio, organizado pela Abes, acontece nos próximos dias 13 e 14, na sede da Firjan, no Centro do Rio, e terá logo no primeiro dia uma mesa comemorativa aos 20 anos do Comitê Guandu, contando um pouco sobre a sua história e projetos.

A participação do Colegiado está marcada para as 10h30, logo após a uma mini palestra do velejador Lars Grael na abertura, que contará também com participação do governador do Rio, Cláudio Castro e do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, além de especialistas e outros atores estratégicos da área de saneamento e meio-ambiente.

“A Abes Rio celebra com ênfase as duas décadas de atividade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, por toda a sua relevância e atuação baseada na excelência para promover a gestão participativa dos recursos hídricos. O comitê exerce papel fundamental no enfrentamento de um grande desafio, o de garantir acesso da população à água limpa e abundante”, destacou o presidente da Abes-Rio, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández.

O presidente da Abes-Rio Miguel Alvarenga

Ainda segundo ele, ao integrar vozes do poder público, da sociedade civil organizada e usuários, o Comitê “torna-se um organismo imprescindível e protagonista ativo da população na garantia da proteção a esse recurso da natureza”.

“A Abes Rio é uma das entidades aliadas ao Comitê na causa hídrica e reconhece suas inúmeras contribuições, via Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, que possibilitam atividades de educação ambiental e desenvolvimento de planos de ações em prol da bacia do Guandu. Parabéns a todos os integrantes do comitê e aos que contribuíram, nesses 20 anos, para que ele cumpra sua missão de alta relevância em favor da sociedade”, completou Miguel Alvarenga. 

Sanear Guandu entre os destaques da mesa

A parceria do Comitê Guandu com a Abes na realização do SaneaRio é só uma das várias ações previstas para marcar as comemorações dos 20 anos do Colegiado, assunto que também será destacado durante o seminário.

Farão parte da mesa especial “20 anos do Guandu- História e Projetos Futuros”: a Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos, a diretora executiva do Comitê, Ana Asti, que atuará como moderadora, além de outros representantes do Colegiado e palestrantes.

A Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos, Ana Asti, que também atua como diretora executiva do Comitê

Falarão ao público, Andreia Loureiro, secretária de Meio Ambiente de Queimados; Hendrik Mansur, coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Comitê e engenheiro agrônomo da The Nature Conservancy; e Marcelo Danilo Bogalhão, gestor ambiental.

Por se tratar de um seminário voltado à área de saneamento, um dos principais destaques, entre os projetos do Comitê que serão apresentados, é o Sanear Guandu. O programa está construindo 25 estações de tratamento de esgoto em 11 municípios da bacia

Ainda na programação do primeiro dia, também ocorrerá o lançamento da Revista 20 Anos Guandu, durante coffee-break, às 15h, também no primeiro dia.

Novo modelo de concessão em debate

O objetivo do SaneaRio é debater, entre outras coisas, os desafios do novo modelo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado do Rio.

“Além de aproximar os diversos entes relacionados ao setor, nosso principal desafio será auxiliar no debate para elaboração de Normas Técnicas e Projetos de Lei relacionados ao saneamento e meio ambiente”, afirmou o presidente da Abes Rio.

O SaneaRio ocorrerá de forma híbrida (presencial e online) e as inscrições podem ser feitas pelo site https://sanearioabes.com.br/. Mesmo link onde é possível ver a programação completa.