A história e os projetos do Comitê Guandu estarão em destaque, nesta quarta-feira (13), no primeiro dia do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (SaneaRio). O evento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (Abes-Rio), em parceria com o Comitê, acontece a partir das 9h, na sede da Firjan, no Centro do Rio, e terá programação também no dia seguinte.
O Sanea é visto pela diretora-geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho, como estratégico do ponto de vista técnico para o saneamento no Estado do Rio de Janeiro, que é um ponto fundamental para o Colegiado.
“A participação do Comitê Guandu, em um evento desse porte, reforça a seriedade e o comprometimento do Colegiado em busca de soluções a partir da integração entre atores chaves para a Região Hidrográfica II. O Comitê tem uma visão integradora que perpassa as questões relativas ao meio ambiente e recursos hídricos, em prol da sustentabilidade hídrica. Nesse sentido, queremos sempre estar juntos nos debates e construções de soluções que possam positivar as nossas agendas”, afirmou Mayná Coutinho.
A diretora-geral fará a abertura da mesa especial “20 anos do Guandu- História e Projetos Futuros”, que será moderada pela Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos e também diretora executiva do Comitê, Ana Asti, às 10h30.
Na mesa, serão abordadas diferentes agendas, como a de saneamento, infraestrutura verde, pesquisa e educação ambiental. “Vale um destaque especial ao Sanear Guandu, que investe em esgotamento sanitário, contemplando a implementação das estruturas previstas no Plano Estratégico de Recursos Hídricos da bacia do Guandu, no que tange a saneamento rural e periurbano. São estudos, projetos e obras que beneficiam vários municípios da região”, destacou Mayná.
Ainda segundo a diretora-geral, o Sanear Guandu reafirma a importância histórica do Comitê com relação a projetos, que melhorem a quantidade e qualidade da água e que impactam de forma positiva não só localmente, mas toda a região metropolitana do RJ.
“Temos uma atuação histórica que conta com iniciativas, pesquisas e projetos que juntos compatibilizam o objtivo precipuo do Comitê Guandu, que é a melhoria qualidade e quantidade da água. A exemplo, podemos citar a agenda verde do Colegiado, com os Planos Municipais da Mata Atlântica e o Plano Diretor Florestal, além do programa de Educação Ambiental,”, ressaltou a engenheira ambiental.
Estes assuntos também serão abordados na mesa por outros membros do Comitê. Contribuirão a diretora Andreia Loureiro, secretária de Meio Ambiente de Queimados; Hendrik Mansur, coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Comitê e engenheiro agrônomo da The Nature Conservancy; e Marcelo Danilo Bogalhão, gestor ambiental.
Seminário terá Lars Grael na abertura
A participação do Comitê Guandu no SeneaRio acontecerá logo após a uma mini palestra do velejador Lars Grael na abertura, que contará também com participação do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano.
Ainda na programação do primeiro dia, também ocorrerá o lançamento da Revista 20 Anos Guandu, durante coffee-break, às 15h.
O objetivo do SaneaRio é debater, entre outras coisas, os desafios do novo modelo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado do Rio.
Com a participação no seminário, a diretoria do Comitê espera ecoar a sua contribuição na gestão participativa dos recursos hídricos, via as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.
“O Comitê Guandu se destaca pelo altíssimo engajamento das instituições que o compõem. É extremamente gratificante poder atuar na nossa Região Hidrográfica II, fundamental inspiração de amor pela preservação dos recursos hídricos. Principalmente por poder vivenciar isso ao lado de todos os dedicados colegas que atuam nesse Comitê, consolidando efetivas melhorias na saúde hídrica da região. Desejo que tenhamos cada vez mais engajamento nos projetos desenvolvidos”, ressaltou Mayná Coutinho, que foi escolhida recentemente para assumir a direção-geral do Colegiado.
Veja como participar do evento
O SaneaRio ocorrerá de forma híbrida (presencial e online) e as inscrições podem ser feitas pelo site https://sanearioabes.com.br/. Mesmo link onde é possível ver a programação completa.