A edição 2022 do Encontro Nacional dos Comitês de Bacia foi realizada na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, entre os dias 22 e 26 de agosto com o tema Gestão da água: Responsabilidade de todos. O evento reuniu figuras de ONGs, empresas públicas e privadas, agentes do governo e outros nomes da área do meio ambiente para debater sobre o futuro da gestão hídrica no Brasil.

O primeiro dia de evento foi dedicado às Jornadas de Capacitação. A agenda teve início com uma mesa que tratava do tema “Os Comitês na Agenda 2030” e foi moderada pelo coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Luiz Carlos Souza Silva. O dia prosseguiu nas salas com diferentes oficinas e rodas de conversas, distribuídas pelas 7 salas do centro de exposição, com temas que variavam de liderança e gestão de pessoas até a garantia de segurança hídrica. Já na parte da noite, foi realizada a solenidade que marcou a abertura oficial do ENCOB 2022. 

O ENCOB chegou em seu segundo dia com a abertura de seu espaço de exposição. A área foi dedicada a Comitês de Bacia distribuídos por todas as regiões do país. O stand Integração pelas Águas foi o grande responsável por representar o Rio de Janeiro. Lá se reuniram os principais Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado. Estavam presentes o Comitê Guandu, o Comitê da Bacia de Ilha Grande, o Comitê de Bacia do Rio Macaé, o Comitê de Bacia Lagos São João, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), CBH Baía de Guanabara, o Comitê Rio Dois Rios, o Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, o Comitê Piabanha e o Comitê Médio Paraíba do Sul. 

O Guandu participou na manhã do segundo dia. As apresentações foram feitas pela diretora Geral Mayná Coutinho, que falou sobre o andamento do Sanear Guandu, o maior projeto da história do Colegiado. Hendrik Mansur, o coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Comitê, cuja apresentação foi sobre o andamento do programa Produtores de Água e Florestas (PAF). 

A outra apresentação realizada no stand, foi sobre o projeto Observatório de Bacias, e foi feita por Marcelo Danilo Bogalhão, coordenador da Câmara Técnica de Saneamento Básico (CTSB). Após seu discurso, Marcelo falou sobre a importância do evento: “A gente entende que é uma participação do colegiado com os três segmentos: a sociedade civil, o poder público e os usuários de água dentro da questão da gestão dos recursos hídricos. E aqui nós temos cerca de 240 comitês que integram toda a gestão de todas as grandes bacias que temos no país para debatermos e discutirmos o planejamento de toda a gestão dentro de uma região hidrográfica.”

O Comitê Guandu foi representado ainda pelo Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), Mauro Pereira que discursou no auditório principal do evento. Mauro participou da roda de diálogo Boas Práticas, Gestão Representativa e Engajamento. Ele falou sobre as ações realizadas pela sua ONG Defensores do Planeta, apoiada pela ONU.