A Baixada Fluminense foi o foco do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS), “Diálogos da Água”, que aconteceu nessa terça-feira (29), no Sesc Nova Iguaçu. Diretores do Comitê Guandu-RJ participaram de painéis que trataram de demandas para a região, debatendo assuntos como “Mudanças Climáticas, “Saneamento” e “Gestão de Resíduos”, objetivando ações conjuntas para a segurança hídrica não só da Baixada.

“O Fits reuniu diversos atores importantes para a nossa região hidrográfica na discussão sobre água, que é a discussão que o Comitê Guandu toma para si. Onde tiver um debate sobre água, nós estaremos presentes”, destacou a diretora-geral do Colegiado, Mayná Coutinho, que esteve à frente do painel sobre Saneamento e Gestão de Resíduos, junto com o também diretor do Colegiado, Rodrigo Hosken.

Na ocasião, Mayná apresentou ações importantes desenvolvidas pelo Comitê, como o Sanear Guandu, que está realizando, em 11 municípios da bacia, um conjunto de obras de esgotamento sanitário. Serão construídas, sem custos aos moradores, 25 estações de tratamento de esgoto e cerca de sete mil soluções individuais, atendendo diretamente a cerca de setenta mil pessoas e impedindo que cerca de 9 milhões e meio de litros de esgoto por dia sejam despejados na bacia hidrográfica do Guandu.

“Falamos do Sanear Guandu, cujo nosso objetivo é garantir a universalização do saneamento também para as populações rurais e periurbanas. Também falamos do Observatório de Bacia, programa que vai permitir a melhor rede de monitoramento para avaliar a qualidade e a quantidade de água, sendo um grande aliado na gestão de recursos hídricos”, destacou Mayná, que é engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Cedae.

Outras duas diretoras do Comitê participaram de debates importantes.  A subsecretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Ana Asti, e a secretária municipal de Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andréia Loureiro, estiveram juntas no painel “Visão Ambiental Integrada da Baixada pelos seus municípios”.

“Debatemos o futuro da água na Região Metropolitana e a importância que a Baixada tem para a segurança hídrica de toda esta região. O Comitê Guandu tem um papel fundamental, pega boa parte da Baixada Fluminense.  O Colegiado já tem um trabalho extenso sendo feito, tanto com o Sanear Guandu, quanto em educação ambiental. Todo um processo de melhoria da qualidade da água na Bacia do Guandu. Então, a gente tem um Comitê muito atuante, que congrega como um ‘Parlamento das Águas’, congrega os municípios da região, a sociedade civil, a academia, o setor de usuários e o poder público”, destacou a diretora-executiva do Comitê, Ana Asti.