O Comitê Guandu-RJ reuniu nessa quinta-feira (08/12) membros do Colegiado em mais uma plenária, que foi marcada pela apresentação das ações do projeto de educação ambiental “Amigos do Guandu” e aprovação de pautas.

Membros do Comitê estiveram presentes no Auditório Hilton Salles, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, entre eles a diretora-geral Mayná Coutinho.

Logo após a abertura e leitura da pauta do encontro, aconteceu a aprovação das minutas de atas de algumas reuniões anteriores. Ainda dentro de tramites importantes para o andamento do Colegiado, foi colocada em discussão a Comissão Eleitoral do Comitê Guandu (CECG) para o processo eleitoral do Comitê, para o mandato fev/2023-fev/2026; além da aprovação do calendário de reuniões de Plenária e Câmaras Técnicas 2023. Uma plenária extraordinária está prevista para o próximo dia 15.

Um dos pontos altos da reunião foi a entrega dos certificados de participação do “Amigos do Guandu” à Escola Municipal Professora Creuza de Paula Bastos e aos representantes da Prefeitura de Seropédica, cidade onde fica a unidade educacional. Receberam as secretárias de Meio Ambiente e Educação, respectivamente Flávia Constantino e Ana Cláudia Cordeiro, além da coordenadora da escola, Thatyane Stephanie Gregio.

A Escola SESI Nova Iguaçu, outra atendida pelo projeto, também receberá o mesmo certificado.

Além de um vídeo com todas as ações executadas até o momento nas duas escolas, também foi mostrado um pouco de cada etapa do projeto, que atendeu 98 crianças da Escola Municipal Professora Creuza de Paula Bastos e outras 80 da Escola SESI Nova Iguaçu.

Entre as etapas já aconteceram a exibição de vídeos de educação ambiental, apresentados pelo mascote do projeto o “Dudu”, além de peça teatral e a ação “Exploradores” com alunos visitando espaços, como o da parceira CEDAE, que dispõe do “Manancial”, Centro de Inovação Socioambiental da companhia. Outra apoiadora do “Amigos” é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Mais ações previstas no “Amigos do Guandu”

 O encerramento das atividades do Amigos do Guandu em Seropédica acontece nesta segunda-feira (12). Nesta fase do projeto, as crianças terão uma oficina de mudas, que foi oferecida pela CEDAE. Além disso, os alunos escreverão cartas ou farão desenhos que serão enterrados em uma cápsula do tempo que só será desenterrada em 2032. A etapa também contará com a exibição de clipe com imagens das atividades anteriores do projeto e um plantio coletivo de mudas também oferecido pela CEDAE.

Uma nova etapa também está prevista para a Escola SESI Nova Iguaçu, no dia 15 de março do ano que vem.  Na Ação Exploradores, oferecida pela CEDAE, as crianças do 2º ano do ensino fundamental serão levadas para a sede da companhia, no centro do Rio de Janeiro. Lá também conhecerão o Manancial.

Dois dias depois, também na Escola SESI, as crianças terão uma oficina de mudas, que foi oferecida pela CEDAE. Além disso, os alunos escreverão cartas ou farão desenhos que serão enterrados em uma cápsula do tempo que só será desenterrada em 2032. A etapa também contará com a exibição de clipe com imagens das atividades anteriores do projeto e um plantio coletivo de mudas.