O Comitê Guandu-RJ realizou, na quinta-feira (15/12), por vídeo conferência, a última plenária de 2022 reunindo membros do Colegiado. Destaque para a aprovação do processo eleitoral do Comitê, para o mandato fev/2023-fev/2026 e também ao projeto “Observatório de Bacias”, uma rede que vai permitir o monitoramento qualiquantitativo da água da Região Hidrográfica II (RH II).

Foram projetados 106 pontos distintos de monitoramento hidrometeorológico, contemplando o acompanhamento pluviométrico em todos eles. Dos 106 pontos, 88 deles terão monitoramento fluviométrico. Mesmo número de locais onde a qualidade da água será observada, entre outros benefícios. A rede custará cerca de quinze milhões de reais. O Colegiado agora irá estudar as formas possíveis (arranjos financeiros, operacionais e institucionais) para sua implementação.

Além de desenvolver, o Colegiado apoia ações que visam o ganho ambiental na bacia. Uma delas foi mostrada na plenária pelos representantes da ONG “Vale Verdejante”, de Vassouras/RJ, membro do Colegiado, que realizou o evento “XV Reflorestamento com participação comunitária. Foram várias atividades desenvolvidas, com cerca de 300 participantes e 600 mudas plantadas.

Ainda durante a planária da última quinta, aconteceu a aprovação do “Edital de Convocação do Processo Eleitoral para a Indicação dos Novos Membros do Plenário e da Diretoria Colegiada do Comitê Guandu-RJ- Triênio fev/2023 a fev/2026”.

As inscrições para os interessados em ocupar uma das vagas vão até o dia 06 de janeiro de 2023, conforme determinações feitas no edital publicado no site do Comitê Guandu-RJ.

Outra aprovação foi da minuta de Resolução que “Dispõe sobre o repasse de recursos para implementação de soluções de saneamento rural no município de Engenheiro Paulo de Frontin”.Trata-se da formalização de mais uma etapa do programa Sanear, que está levando soluções para o esgotamento sanitário em vários municípios da bacia.

Também foi tratado no encontro o informe sobre o novo formato de Contratos de Gestão.