Já está disponível no site do Comitê Guandu-RJ (link abaixo) o relatório ambiental de 2022, que traz uma série de informações sobre o cenário da bacia Região Hidrográfica II (RH II), formada pelos dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ).

O documento traz um levantamento e compilação de dados e informações disponíveis sobre a situação dos recursos hídricos na RH II e de outros aspectos ambientais relevantes da bacia, que engloba 15 municípios.

O relatório é elaborado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e consiste em uma importante fonte de informações, que pode contribuir para um melhor entendimento da realidade da região, inclusive para pesquisas e tomadas de decisão de gestores.

O relatório traz, entre outras coisas, os balanços “hídrico quantitativo” e “qualitativo”. Um dado que também chama atenção é o número de usuários de água cadastrados na bacia da RH II. São 1076, no entanto, apenas 31% destes estão outorgados e contribuem para a cobrança.

Todas as informações sobre o relatório podem ser conferidas no link: