Com a posse dos membros do Comitê Guandu-RJ para o triênio fev/2023 a fev/2026, nessa terça-feira (28), aconteceu também a eleição para a Diretoria Colegiada do Comitê. Em chapa única (confira abaixo), a escolha e posse dos diretores ocorreram durante a 1ª Reunião Ordinária de 2023 da Plenária, que aprovou também o Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD), para este ano.

Como novos membros, assumiram os 12 eleitos para as 14 vagas direcionadas aos Usuários de Água, sendo registrada vacância em duas titularidades; além dos integrantes do segmento da Sociedade Civil, que ocuparam as 14 vagas de titulares e os outros 14 eleitos representando os órgãos de Governo, assim como os suplentes destes dois segmentos.

Após a solenidade de posse, acompanhada de perto pela Comissão Eleitoral, foi apresentada a chapa para a diretoria composta por seis membros, dois de cada segmento. A engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho, foi reeleita diretora-geral do Comitê Guandu, que tem ainda outras quatro mulheres à frente de diretorias.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada Paola Oliveira foi eleita diretora de Saneamento do Comitê.  “É uma alegria imensa poder representar a OAB/RJ, 1ª Subseção – Nova Iguaçu/Mesquita, em um Comitê super importante para o Estado do RJ. A OAB/RJ é vanguarda na defesa da universalização do saneamento básico. Saneamento é política de Direitos Humanos. Estou preparada para o desafio e só posso agradecer ao colegiado que votou na nossa chapa e na minha presidente pelo convite. Vamos em frente que o Rio precisa de todos nós, dando continuidade no empenho em prol das águas no estado do Rio de Janeiro”, declarou a nova diretora de Saneamento.

Ainda na Plenária, foi discutido e aprovado o apoio do Colegiado em eventos externos, e também aconteceram as apresentações do relatório de atividades desenvolvidas em 2022 e dos investimentos realizados, também no ano passado, pelo Comitê.  

Veja como ficou a Diretoria Colegiada:

Diretora Geral: Mayná Coutinho – Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE)

Diretora Executiva: Andreia Loureiro – Prefeitura Municipal Queimados

Diretora de Recursos Hídricos: Ana Asti – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS)

Diretora de Saneamento: Paola Oliveira – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Diretora de Restauração Ambiental: Cristiane Pereira – Universidade de Vassouras

Diretor de Indústria e Energia: Celso Junior –  Fábrica Carioca de Catalisadores S.A (FCC)