Quanto vale a água? Dotado de valor social e econômico, este recurso natural finito está cada vez mais escasso e, por isso, o Comitê Guandu-RJ tem ampliado os debates e práticas pela segurança hídrica de uma das regiões mais importantes para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Neste dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, o Comitê lança uma série de cinco episódios de Podcast, reunindo membros do Colegiado e outros especialistas convidados para falar sobre os valores da água em diferentes espectros e como as ações conjuntas e individuais podem contribuir à preservação dos rios e toda a biodiversidade.

Os episódios estarão disponíveis nas principais plataformas de áudios e canais de divulgação do Comitê. O primeiro a ir ao ar, nesta quarta-feira (22), trata sobre “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”, dando ênfase ao papel do Comitês de Bacia, no qual o Guandu se destaca pelo seu pioneirismo na gestão descentralizada e participativa das águas. Outros quatro capítulos serão publicados entre o fim de maço e o dia 17 de abril, inclusive no aniversário de 21 anos do Comitê Guandu no próximo dia 3. Os demais temas trabalham perspectivas relacionas à infraestrutura verde, pegada hídrica, o Rio Guandu, perdas no abastecimento e o Sanear Guandu.

Para tratar sobre o primeiro tema, a diretora-geral do Colegiado e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho, mediou uma conversa com a participação da Gerente de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Moema Versiani; da Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos e também diretora do Comitê, Ana Asti, e o coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde (GTIV) do Colegiado e representante da TNC, Hendrik Mansur.

A proposta foi debater os caminhos percorridos na Política de Gestão de Recursos Hídricos, com os avanços do Estado a partir da cobrança pelo uso da água, por exemplo. Uma trajetória que, na visão dos especialistas, ainda exige muito comprometimento de todos os envolvidos no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro, e da sociedade como um todo, para a conquista da “água limpa e abundante”, lema do Comitê Guandu.

“A criação do INEA em 2009 fortaleceu a ideia da gestão com região hidrográfica. As superintendências se inspiraram nas regiões hidrográficas. A logística é importante na atuação do INEA. A gente precisa evoluir muito, mas podemos ver que todos os instrumentos foram implementados, os Comitês funcionam, o órgão gestor é comprometido e atuante, além disso tem um fundo estadual pensado para financiar esse Sistema”, comentou a Gerente de Recursos Hídricos do INEA, Moema Versiani em um dos trechos do episódio já disponível.

O Podcast “Quanto vale a água? É uma das realizações do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, com produção da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e execução da Agência Bumerangue.

Participam de outros episódios o gerente institucional da AGEVAP e responsável pela Comunicação do Comitê, Antônio Mendes; Andreia Loureiro, diretora do Comitê, que é engenheira Florestal e Secretária de Meio Ambiente e Defesa dos Animais do município de Queimados; Luiz Fernando Duarte de Moraes, membro do Comitê e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especialista em restauração florestal; André Marques, presidente da AGEVAP, com experiência em Engenharia Sanitária, Ambiental e Tratamento de Resíduos; Alfredo Akira, professor e doutor em Ciências e Engenharia e docente da UERJ; Paulo Canedo, que é também professor e pesquisador da área de Engenharia Ambiental da UFRJ; Luis Jupi, geógrafo e analista de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN); Décio Tubs, mestre em Geociência, professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ficou curioso para ouvir os cinco episódios? Curta, compartilhe e comente. Acesse então as plataformas: Soundcloud, Spotify, Deezer, Google podcast e Apple podcast, além do canal no YouTube e demais redes sociais do Comitê Guandu-RJ.