Que tal aproveitar as férias escolares para juntar os amigos e preparar um vídeo bacana sobre a preservação do meio ambiente e ainda poder ser premiado por isso. Gostou? Então, corre que ainda dá tempo de você participar do concurso ambiental e cultural Cine Guandu-RJ, uma iniciativa do Comitê Guandu-RJ voltada a estudantes dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior de instituições públicas e privadas.

O prazo de inscrição se encerra na próxima sexta-feira (13), mas, diferente do que pode parecer, o processo para a participação é bem fácil, além de totalmente gratuito, e os vídeos podem ser gravados até mesmo em celulares, com processos simples de edição, desde que seja priorizada a qualidade para a veiculação. 

A proposta do Comitê Guandu é a participação mais efetiva dos jovens nas ações do Colegiado. Os vídeos têm temáticas específicas, mas nada que você não consiga produzir com facilidade. Em uma delas, com foco no trabalho do Comitê Guandu, o participante poderá falar sobre a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…). São vários os projetos desenvolvidos pelo Colegiado na Região Hidrográfica II (RHII), por quase 21 anos, que você pode se inspirar. Basta acessar o site www.comiteguando.org.br para conhecê-los.

Além de destacar ações do Colegiado relacionadas aos recursos hídricos, os participantes têm a opção de tratar do tema com outras iniciativas que sejam exemplo no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos.

Os vídeos podem ter a duração de três a quinze minutos. Outra regra é a formação de grupos de até, no máximo, três pessoas. Serão premiadas as três primeiras produções de cada categoria. Os ganhadores recebem troféus e medalhas, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição.

Os premiados serão escolhidos por meio de votação popular. A intenção é levar estes vídeos para eventos que o Colegiado participar em 2023 e realizar um festival para a exibição deles.

Como se inscrever:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.

Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital.

Confira o cronograma no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), onde também estão todas as informações sobre o edital no link abaixo.https://www.agevap.org.br/edital-005-2022.php