Já é sucesso e destaque até na Agência Brasil a o Podcast do Comitê Guandu-RJ, “Quanto vale a água?”. Com dois episódios disponíveis nas principais plataformas de áudio e também no YouTube, a série reúne especialistas do Colegiado e também convidados em debates importantes à busca pela segurança hídrica. 

Os episódios tratam do gerenciamento dos recursos hídricos, visando a melhoria da qualidade e quantidade da água bruta, alertando que as pessoas também podem participar desse sistema. O objetivo é conscientizar sobre a importância que a água tem para a vida, para o setor produtivo, e a importância de todos cuidarem desse bem.

Em 22 de março, quando se comemorou o Dia Mundial da Água, foi lançado o primeiro capítulo que trata sobre “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”. Já no segundo episódio, o gerente institucional da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e responsável pela Comunicação do Comitê Guandu-RJ, Antônio Mendes, bate um papo sobre “Água Virtual e Pegada Hídrica” com os professores Alfredo Akira, doutor em Ciências e Engenharia e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Paulo Canedo, que é também pesquisador da área de Engenharia Ambiental da UFRJ; e Luis Jupi, geógrafo e analista de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O episódio, lançado nessa quarta (29), trata dos novos conceitos e novos métodos científicos, que mostram o uso da água, trazendo revelações sobre o consumo que muitas vezes a própria população faz e desconhece. A carne de frango usada em casa, por exemplo, precisa de quase 15 mil litros de água por quilo para ser produzida.

“As pessoas precisam ter ideia de como esse insumo é importante e é presente no nosso dia a dia, muito mais do que aquilo que sai das nossas torneiras e que está nos copos de água”, destacou o gerente.

O próximo capítulo já está pronto para ir ao ar na próxima segunda-feira (3), quando é comemorado o aniversário de 21 anos de criação do Comitê Guandu-RJ. Com o tema “Infraestrutura verde, um caminho para a sustentabilidade hídrica”, o episódio vai mostrar, por meio dos especialistas, como as florestas e os biomas são importantes para o abastecimento de quase 10 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio. Destaque também ao programa Produtores de Água e Floresta (PAF), mantido pelo Comitê.

A série de episódios alerta, ainda, sobre os riscos que as mudanças climáticas podem trazer à água, com destaque ao Brasil, que apesar de ser um país privilegiado no mundo, em termos de água doce, este recurso é finito e limitado. “Esse é o principal objetivo do Podcast: a gente tem água, sim, mas se não cuidar, vai acabar não tendo mais. Os rios vão perder as condições de potabilidade e a gente vai ter um problema muito sério”, advertiu.

O Podcast “Quanto vale a água?” é uma das realizações do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, com produção da AGEVAP e execução da Agência Bumerangue.

Mais três episódios serão divulgados ainda neste mês de abril. Ficou curioso para ouvir os cinco episódios? Curta, compartilhe e comente. Acesse então as plataformas: Spotify, Deezer, Google podcast, além do canal no YouTube  (https://youtu.be/_MUTvrk2zIc) e demais redes sociais do Comitê Guandu-RJ.

Você pode assistir/ouvir ao episódio dois do podcast “Quanto vale a água?” nos links abaixo: 

YouTube: https://youtu.be/C5O93XbdFnA

Spotify: https://spotifyanchor-web.app.link/e/KrW3AolUyyb

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/5871357