O trabalho do Comitê-Guandu-RJ segue avançando em municípios da Região Hidrográfica II (RH II) na elaboração dos Planos Municipais para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Durante este mês de abril uma nova fase aconteceu com Cursos de Aprovação e Implementação do PMMA.

A capacitação faz parte do Integra Guandu, que está elaborando os Planos de doze municípios da RH II. O projeto é operacionalizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), executado pelo consórcio STCP/Mater Natura e desenvolvido de forma participativa com os municípios, sendo custeado com recursos do Comitê Guandu.

Três cidades sediaram os encontros deste mês, que reuniram também representantes de outros municípios. No último dia 13, Queimados foi a base do Curso de Aprovação e Implementação do PMMA, recebendo participantes não só do município, mas também de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.

Já no dia anterior, a capacitação aconteceu em Paracambi, abrangendo também envolvidos nos PMMAs de Japeri, Piraí e Rio Claro. O curso atendeu, ainda, no dia 11, os municípios de Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras, sendo este último a sede do encontro de capacitação.

O objetivo do Curso de Implementação e Aprovação do PMMA, segundo os organizadores, foi instruir os participantes sobre o processo de aprovação, alinhar e estabelecer diretrizes para a implementação, discutir estratégias de governança e articulação territorial para convergir ações e fortalecer o alcance dos objetivos.

Também foi destacada a importância do monitoramento e avaliação do PMMA, fontes de captação de recursos e elaboração de projetos. O conteúdo apresentado deu oportunidade de embasar as dinâmicas e a apresentação de cada município sobre os temas abordados, fortalecendo o caráter participativo do projeto.

A importância de todos os municípios na recuperação dos ecossistemas é foco de uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu. Os PMMAs vão subsidiar a elaboração de um Plano Diretor Florestal na Região Hidrográfica II, que incluirá, além dos 12 municípios que receberam o cursos, as cidades do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Nova Iguaçu, que já possuem os seus Planos Municipais de Mata Atlântica.