O concurso ambiental e cultural Cine Guandu, promovido pelo Comitê Guandu-RJ, já tem um resultado final. Com a votação popular feita pelas redes sociais do Colegiado, conquistou o primeiro lugar o vídeo intitulado de “Água em todos os lugares: Importância da Gestão participativa e democrática”, produzido por alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e (UFRRJ).

“Através do vídeo, buscamos trazer informação para a população sobre a importância do Comitê Guandu para a gestão participativa dos recursos hídricos – na busca do envolvimento de todos os setores da sociedade. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que estão envolvidas na gestão de recursos hídricos, porque compreendemos a importância para o hoje, o futuro das nossas águas”, declarou a equipe que elaborou a produção, composta pelos estudantes Angélica da Cruz Andrade, Erleyvaldo Bispo dos Santos e Mayara dos Santos Mendes. Todos estiveram envolvidos desde o roteiro até a apresentação do vídeo.

Todas as regras para a votação popular, assim como o edital completo que direcionou o Cine Guandu foram publicados no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), cujo link está no fim deste texto.

Para que o voto fosse considerado válido, era necessário que o internauta estivesse seguindo os perfis do Comitê Guandu no Facebook e Instagram. Somente assim, as reações e curtidas, somadas nas duas redes sociais, até as 15h do último dia 26, valeriam ao resultado final. Com uma verificação rigorosa do cumprimento das regras, chegou-se a apuração de 112 votos para o primeiro lugar. Em segundo ficou o vídeo “A importância do Rio Guandu para a cidade de Seropédica” com 105 votos, e em terceiro a produção intitulada de “O Caminho da Geosmina” com 98 votos.

A premiação, com exibição dos vídeos, vai acontecer no anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão) da UFRRJ, no dia 06 de junho, a partir das 13h30, durante o Encontro Ambiental do Comitê Guandu-RJ, aberto a toda população, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Os grupos receberão troféus ou medalhas, além de notebook para cada integrante que conquistou o 1º lugar; tabletes para os que ficaram na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição.

Voltado a alunos de unidades educacionais públicas e privadas da Região Hidrográfica II (RH II), que envolve 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, o concurso Cine Guandu passou por algumas etapas até chegar aos três finalistas, que cumpriram na íntegra as exigências previstas no edital.

Assim como o primeiro lugar, os demais vídeos também são do segmento ensino superior e de alunos da UFRRJ. Apesar de específicos, os temas definidos pelo Comitê Guandu permitiram aos alunos da Região Hidrográfica II (RH II) uma exploração ampla por trabalharem a importância da preservação e qualidade dos recursos hídricos, e ainda as diversas ações desenvolvidas pelo Comitê nas duas décadas de trabalho na bacia do Rio Guandu.

Confira todos os detalhes do concurso no edital clicando no link: https://www.agevap.org.br/edital-005-2022.php.