O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) de Nova Iguaçu foi discutido em Oficina Participativa de Prognóstico realizada no dia 19 de junho, na Casa do Professor. O evento, feito em conjunto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, pela Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), pela MYR Projetos Sustentáveis, e pela Prefeitura Municipal, aconteceu, na parte da tarde, em continuidade às etapas do processo de elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA), inéditos para 13 municípios que estão inseridos na bacia hidrográfica do Rio Guandu, sendo eles: Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontein, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro, Mangaratiba. Os ProMEAs resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.
A Oficina Participativa do Prognóstico do ProMEA de Nova Iguaçu contou com a participação de cerca de 70 pessoas, sendo representantes da população, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação, de professores, da MYR Projetos Sustentáveis, de mobilizadores sociais e teve como objetivo discutir ideias de programas, projetos e ações de educação ambiental a serem implantados, levando em consideração informações levantadas anteriormente, na fase de Diagnóstico.
A gestora da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Vanessa Araújo, deu início à Oficina dando as boas vindas à todos os presentes e reforçando a importância do ProMEA para o município e da participação de todos em sua elaboração. Em seguida, a técnica da MYR Projetos Sustentáveis e coordenadora do ProMEA, Marina Guimarães, que fez um apanhado sobre o projeto até o momento, com um breve resumo sobre o diagnóstico socioambiental de Nova Iguaçu construído na etapa anterior através de visitas de campo e entrevistas com pessoas locais, além da realização de oficinas de caráter construtivo que permitiram a análise dos dados e a coleta de informações em conjunto com a sociedade.
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Cid, defendeu que a Educação Ambiental é um desafio tanto das instituições públicas quanto da população. “É um desafio conjunto nosso, enquanto cidadãos, de preservarmos, protegermos esse imenso patrimônio ambiental que ainda temos em Nova Iguaçu”, reforçou.
Árvore dos Sonhos – “Onde queremos chegar com a Educação Ambiental em Nova Iguaçu?”. Foi com esse questionamento que a equipe da MYR Projetos Sustentáveis deu prosseguimento à Oficina, desenvolvendo a dinâmica participativa “Árvore dos Sonhos”, onde cada participante foi incentivado a escrever quais seus sonhos, desejos e expectativas sobre as relações socioambientais e educação ambiental em seu município. A partir daí, cada sonho foi sendo colado em um tronco vazio de papel até preencherem a Árvore dos Sonhos de Nova Iguaçu. Temas como educação, saneamento básico, coleta seletiva, racismo ambiental, conscientização e empatia surgiram entre os sonhos apontados pelos presentes.
Geraldo da Silva Bastos, gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, observando a Árvore dos Sonhos constituída, falou que Educação Ambiental não envolve só questões diretamente relacionadas à preservação do Meio Ambiente e, sim, com o nosso modo de vida, em como lidamos com as outras pessoas e com o nosso entorno.
Após essa etapa da Oficina, foi desenvolvida nova dinâmica participativa, chamada de “Caminho das Pedras”, onde os presentes foram divididos em grupos que deveriam discutir os sonhos e escolher alguns desses para pensarem, em conjunto, ações para se conquistar os objetivos almejados. Ao final da dinâmica, cada grupo pôde expor, aos demais presentes, o que foi discutido entre eles e, assim, abriu-se debate sobre cada tema apontado.
Entre alguns dos assuntos debatidos pelos grupos na dinâmica estiveram:
– Saneamento Básico para todos: como ações sugeridas apontaram a união das políticas públicas; parcerias com instituições privadas que possam investir em projetos educacionais; educação para a coleta seletiva; preservação dos rios pela sociedade.
– Mais acesso às informações de Educação Ambiental, visando o pertencimento do indivíduo ao ambiente. Para isso sugeriram a implementação de políticas públicas e leis de incentivo à preservação, a realização de oficinas para promover a conscientização ambiental.
– Continuidade dos projetos de Educação Ambiental, com mais ativismo e consciência do poder público e da população; maiores investimentos em transportes e aulas para que docentes e população, em geral, conheçam melhor o município de Novas Iguaçu e sua realidade.
Durante a Oficina, a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Rosilane Alves, explicou como é feita a avaliação de cada município que já tem o seu Programa de Educação Ambiental ou que o está implementando, e como isso implica em quanto cada um recebe em percentual para poder investir nessa área. Rosilane parabenizou, ainda, o trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e da MYR Projetos Sustentáveis pelo trabalho de elaboração e implementação dos ProMEAs na região.
Ao final da Oficina foram informadas quais serão as próximas etapas do ProMEA e destacado o papel fundamental da sociedade para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes na Educação Ambiental. Uma nova Oficina do Prognóstico, de caráter devolutivo, será agendada entre julho e agosto para finalizar essa etapa do ProMEA.
Participação Social – A participação da sociedade na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA) é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental.
A seguir encontra-se link para formulário desta etapa de Prognóstico. Assim como a Oficina Participativa, este formulário é uma canal para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões. Contribua!
Formulário do Prognóstico do ProMEA Nova Iguaçu: