Iniciada em 2022, o Fiscal das Queimadas passou a reforçar as ações do Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais, do Comitê Guandu-RJ. A campanha usa de vídeos, releases e outras mídias com alertas contra os incêndios florestais que são divulgados, reforçando a luta do Colegiado e parceiros pela preservação do principal bioma do estado do Rio de Janeiro, indispensável à segurança hídrica.
Com a chegada de um dos períodos mais críticos para a ocorrência de incêndios em vegetações, atrelado também aos festejos dos meses de junho e julho e a soltura criminosa de balões, por exemplo, aumenta o alerta dado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Em seu primeiro ano, a Campanha deu o selo de participação “Eu Sou Fiscal das Queimadas” para as prefeituras e empresas parceiras. O movimento contou com o apoio da CCR RioSP, da Cedae, da NUCLEP e da regional da Defesa Civil Sul II (REDEC SUL II).
Ainda no ano passado, foram feitas a doação de Equipamentos de Proteção Individuas (EPIs), usados nos combates a incêndios florestais, e capacitação de representantes dos municípios para evitar e minimizar danos ocasionados pelo fogo em vegetações, em parceria com o 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente.
Para denunciar as queimadas, ligue para o 193 ou no Linha Verde, um programa do Disque Denúncia: os telefones são 0300 253 1177 (para o interior, a custo de ligação local), 2253 1177 (para a capital), ou por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.