A cada semana um novo alerta contra os incêndios florestais ganha destaque com a Campanha Fiscal das Queimadas, uma iniciativa do Comitê Guandu-RJ em parceria com prefeituras de municípios que compõem a Região Hidrográfica II, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e com a Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP).
Nas redes sociais, as publicações de vídeos trazem orientações para evitar danos ambientais provocados pelo fogo, muitas vezes causado pela ação irresponsável do ser humano. Pelo segundo ano consecutivo, a Nuclebrás Equipamentos Pesados entrou nessa corrente da Campanha Fiscal das Queimadas. Para a gerente de meio ambiente da NUCLEP, Viviane Montebello, é extremamente relevante a adesão de todas as empresas no entorno da bacia hidrográfica do Rio Guandu para reduzir o número de incêndios florestais na região. A maior aposta dela é a educação ambiental.
“A NUCLEP aderiu a Campanha em 2022 e agora novamente em 2023, porque tem como uma das suas diretrizes a realização de educação ambiental para funcionários, parceiros e sociedades como um todo, uma estratégia mesmo de desdobramento sobre política ambiental. É muito importante atuar com orientação de forma a coibir práticas ilícitas que levam a ocorrência de incêndios, tais como a soltura de balão, queimadas, lançamento indevido de resíduos no solo que podem gerar incêndios em um ambiente seco e com sol”, alerta Viviane.
Educadora Ambiental pelo MMA/IBAMA, a engenheira Química, especializada em Química Ambiental, também ressalta a importância que a Campanha Fiscal das Queimadas tem em sensibilizar sobre os impactos dos incêndios criminosos, principalmente nesse período de seca. “Afetam drasticamente o ecossistema, riscos de lesões e de morte aos animais, perda de habitar para espécies e a própria piora da qualidade do ar que a gente respira. A NUCLEP mantém campanhas ambientais, anuais de sensibilização para proteção do ecossistema”, destaca Viviane em vídeo já disponível nas redes sociais do Comitê Guandu-RJ, onde outras postagens contra as queimadas já estão disponíveis.
A Campanha foi lançada no dia 27 de maio deste ano, no Dia Nacional da Mata Atlântica, e desde então vem divulgando vídeos e outras mídias, como cards e sopt, com alertas, que agora passam a ser propagados também pelos parceiros em seus canais de comunicação, tendo em vista a necessidade de ampliar cada vez mais a conscientização sobre situações de risco.
Dados dos Bombeiros passados ao Comitê, mostram que só de janeiro a maio deste ano, a Corporação já atendeu 2.278 ocorrências relacionadas a fogo em vegetação no estado do Rio de Janeiro. Em todo ano passado, foram 12.202 atendimentos pelo mesmo motivo, sendo 75% deles realizados justamente no segundo semestre.
As empresas e instituições que se tornam parceiras da campanha também recebem o selo “Eu sou fiscal das queimadas”, e, o mais importante, ajudam a colocar em prática condutas de preservação para evitar incêndios, alertando os seus colaboradores e a sociedade de forma geral para os cuidados neste período seco.
Para participar entre em contato com o Comitê Guandu pelo email: comunicacao.guandu@agevap.org.br.
Já para denunciar incêndios florestais, ligue para o 193 ou no Linha Verde, um programa do Disque Denúncia: os telefones são 0300 253 1177 (para o interior, a custo de ligação local), 2253 1177 (para a capital), ou por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.