Treze municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu estão participando da terceira etapa do processo de elaboração e implantação dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEAs). Atualmente, serão realizadas as Reuniões Construtivas de Cenários e Ações para Educação Ambiental com integrantes dos Grupos de Acompanhamento (GAs) de cada município, responsáveis pela elaboração dos ProMEAs, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), e à Myr Projetos Sustentáveis.

Essas Reuniões são uma das etapas do Prognóstico dos ProMEAs Guandu, que está dividido em três momentos: de Oficinas Participativas Construtivas (já realizadas, entre os meses de maio e julho de 2023) ; das Reuniões Construtivas com os GAs; e de Oficinas Devolutivas.

Os ProMEAs resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.

Nas Reuniões Construtivas de Cenários e Ações para Educação Ambiental com os GAs serão apresentadas aos integrantes de cada Grupo os cenários construídos, até o momento, levando em conta o que foi sugerido e discutido nas dinâmicas “Árvore dos Sonhos” e “Caminho das Pedras” desenvolvidas nas Oficinas Participativas de Prognóstico.

O objetivo dessas reuniões é construir, junto com cada GA, as ações de Educação Ambiental que constarão nos ProMEAs. Finalizadas essas reuniões, serão agendadas as Oficinas Devolutivas do Prognóstico, abertas às populações de cada município, onde serão apresentados os programas, projetos e ações de Educação Ambiental a serem implantados em cada uma das 13 cidades.

Os municípios inseridos na Bacia hidrográfica do Rio Guandu que estão sendo contemplados com a elaboração do ProMEA são: Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro, Mangaratiba.

A participação da sociedade na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA) é apontada como de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental. Participe!