O Quilombo do Alto da Serra do Mar, em parceria com o projeto PAF (Re)Floresta, Água e Carbono, dá um passo significativo em direção ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável e à valorização cultural através de uma série de atividades e capacitações cuidadosamente elaboradas para fortalecer os laços comunitários e promover sustentabilidade econômica da comunidade.

Ao todo, são 5 capacitações que serão oferecidas pelo projeto ao longo dos próximos meses. Fruto do Diagnóstico de Potencialidades Socioambientais, as capacitações têm como foco atender às necessidades específicas da comunidade do Quilombo do Alto da Serra do Mar, buscando promover um ambiente mais sustentável e a valorização de sua rica herança cultural.

O processo envolveu a colaboração ativa dos membros da comunidade quilombola, além de entidades locais, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Secretaria de Educação e Cultura. Essa iniciativa multifacetada permitiu uma compreensão abrangente das nuances socioeconômicas, históricas e ambientais que moldam a região.

Para obtenção das informações, foram empregadas metodologias participativas, como a “caminhada transversal”, que permitiu a imersão na vida cotidiana do Quilombo, e o “diálogo coletivo”, que possibilitou a troca de ideias e experiências entre os membros da comunidade e seus apoiadores. A matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) também foi utilizada como uma ferramenta analítica para entender os fatores internos e externos que poderiam impactar o progresso.

A primeira capacitação, Associativismo e Cooperativismo, aconteceu no sábado, dia 12 de agosto. Facilitada por Generosa Oliveira da Silva, a capacitação foi desenvolvida com o intuito do fortalecimento da coletividade no interior do quilombo como o caminho para se criar condições de lidar com obstáculos externos, uma vez que a organização política é a base para as conquistas sociais, além de que entende-se que o associativismo em todas as atividades produtivas da comunidade permitirá a melhor gestão dos recursos e ampliação dos investimentos estruturais necessários para o crescimento das atividades.

Generosa foi coordenadora de projetos na Incubadora Tecnológica de Cooperativas – COPPE/UFRJ na Formação de Cooperativas Populares. Atualmente é Diretora Executiva da Central Nacional das Cooperativas de Assistência Técnica e Extensão Rural – CENATER, e Presidente da Cooperativa de Trabalho, Serviços e Projeto em Sustentabilidade – CEDRO Participa da Câmara Técnica de Agroecologia e Produção Orgânica RJ, Articulação Estadual e Nacional de Agroecologia, e é também assessora parlamentar da Marina do MST.

Na ocasião, ainda, teve a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro, parceiros de realização do projeto.

Em breve o Quilombo do Alto da Serra do Mar ainda irá receber as capacitações em “Comunicação digital e divulgação do quilombo”; “Práticas sustentáveis de produção leiteira”; “Ecoturismo”; e “Melhoramento da cadeia produtiva”.

Sobre a importância das capacitações, o coordenador do projeto PAF (Re) Floresta, Água e Carbono, Leandro Barros, fala.

“Essas capacitações estimulam conhecimentos e habilidades que são importantes para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do quilombo. O nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento das potencialidades que foram identificadas pela própria comunidade ao longo das oficinas do diagnóstico que produzimos. O potencial deles é enorme e ainda há muito trabalho pela frente!”

O projeto (Re)Floresta, Água e Carbono é realizado pela da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e financiado pelo Comitê Guandu-RJ e Programa Petrobras Socioambiental, em áreas atendidas pelo Programa Produtores de Água e Floresta (PAF), implementado pelo Colegiado.