Com a publicação de uma série de vídeos nas redes sociais, o Comitê Guandu-RJ conta com depoimentos de moradores da localidade de Jaceruba, em Nova Iguaçu, para mostrar como o Sanear Guandu vem proporcionando mais qualidade de vida em 11 municípios da Região Hidrográfica II (RHII), contribuindo, também, para a busca pela segurança hídrica.

Entre as 21.280 pessoas já atendidas pelo maior programa de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país estão os personagens reais dona Ilze, seu Antônio e a comerciante Érica. Em entrevistas rápidas, eles falam como tem sido receber biodigestores no quintal de suas casas, mostrando a importância para a saúde deles e também à preservação dos mananciais da comunidade, já que o esgoto corria a céu aberto até chegar na cachoeira, principal atrativo turístico do lugar.

“Foi um projeto enorme, uma conquista para nós moradores e esperamos que venham outras coisas também para contribuirmos com o meio ambiente. O que a gente quer é ter uma condição melhor para preservar a natureza”, relata no primeiro vídeo, dos três que serão postados, a moradora Ilze Félix.

O saneamento básico é um direito de todos, mas os dados mostram que mais de 50% de pessoas no Brasil não tem acesso ao tratamento de água e esgoto digno. Foi em busca de mudar essa realidade que o Sanear foi implantado na bacia do Rio Guandu. Com um investimento de mais de R$ 31 milhões, estima-se que graças, principalmente, a quase 4 mil unidades de soluções individuais de esgotamento sanitário instaladas, com destaque aos biodigestores, 2,3 milhões de litros de esgoto in natura deixaram de ser despejados na bacia todos os dias.

Os dados mostram todo esse panorama amplo, mas ouvir quem vem recebendo o Sanear faz toda a diferença para entender na prática como a realidade dos beneficiados muda. Esta iniciativa não apenas melhora a qualidade de vida das comunidades, mas também contribui para a conservação do meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável.

O Sanear é desenvolvido pelo Comitê em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com operacionalização da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Os trabalhos seguem em várias áreas dos municípios atendidos nessa primeira fase. Para 2024, mais duas licitações serão realizadas visando a execução de 1646 e 1055 soluções individuais nos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.

Veja o primeiro vídeo:

https://www.instagram.com/reel/C17EUb-LAev/?igsh=MWJmbnkzYWVnazFjeA==