Altas temperaturas, pouca vegetação e a crise da escassez hídrica, problemas que estão em toda parte e só crescem. A principal reflexão para o Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, se resume às ações urgentes que precisam ser tomadas não só pelo poder público, mas também por toda população, para garantir que a água não falte. O Comitê Guandu-RJ pvem implementando projetos ao longo dos anos, para enfrentar os efeitos climáticos, buscando melhorias na qualidade e na disponibilidade hídrica. A bacia do Guandu é uma das mais importantes do país, nasce no Sul Fluminense e no Médio Paraíba, contando ainda com as águas transpostas do rio Paraíba do Sul, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O Comitê Guandu, com operacionalização da AGEVAP, vem implementando diversos projetos em municípios fluminenses, que promovem ganhos ambientais e sociais. Os investimentos já passam de 60 milhões de reais nos últimos dois anos. O Sanear Guandu, por exemplo, que é o maior programa de execução de obras de esgotamento sanitário não urbano do país, já soma 4060 domicílios atendidos, milhares de pessoas contam agora com saneamento digno.  As obras nos municípios de Mendes, Piraí, Rio Claro, Paracambi, Mangaratiba, Seropédica, Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Rio de Janeiro, evitam o despejo de cerca de três milhões de litros de esgotos por dia, em rios e no solo dos municípios e também da bacia.

Neste mês, em comemoração ao Dia da Água, serão iniciadas as obras no município de Miguel Pereira, que vão atender a mais de mil domicílios. Ainda neste primeiro semestre, serão iniciadas as implementações em Engenheiro Paulo de Frontin, a expectativa é que mais de 1600 famílias atendidas. O projeto irá elevar para mais de 50% o índice de famílias com esgotamento sanitário no município, considerado estratégico pela cobertura florestal e seus mananciais.

A busca por mapear e entender o que está acontecendo na região, sempre foi uma prioridade para o Comitê Guandu, quando existem informações com bases na realidade dos municípios fica mais fácil encontrar formas de mitigar os problemas. “O Comitê Guandu irá contratar neste primeiro semestre os Planos Municipais de Saneamento Básico e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RH II. O Colegiado irá aportar recursos do FUNDRHI para a elaboração dos planos municipais da sua área de abrangência. Contaremos, nessa elaboração, com a participação dos municípios, para que o Plano entenda e atenda as reais necessidades”, destacou a diretora geral do Comitê Guandu e coordenadora Ambiental da Governança Socioambiental da Cedae, Mayná Coutinho.

Água e floresta

As florestas são fundamentais para a manutenção dos biomas e fator crítico da mudança climática, que pode afetar sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças. O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) que existe há 16 anos já soma mais de 5.000 hectares de áreas florestais restauradas e conservadas nos municípios de Rio Claro, Mendes, Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin. Além disso, o projeto (Re)Floresta, Água Carbono tem feito um levantamento importante sobre o estoque de carbono do solo, sem falar dos planos municipais de Mata Atlântica que foram entregues norteando os municípios sobre ações e ainda, o Plano Diretor que vai dar continuidade a essas ações.

Os investimentos do Colegiado em reflorestamento, universalização do saneamento e educação ambiental são apenas alguns dos exemplos, que ganharão reforços com iniciativas já previstas para este ano com os Planos Municipais de Saneamento Básico e o de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RH II, este último em consonância com o Plano nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a extinção de todos os lixões até 2024.

Evento Guandu

Para marcar o dia e o mês da água, o Comitê Guandu irá realizar um seminário de saneamento, no dia 03 de abril, quando o colegiado completará 22 anos. O evento vai acontecer no Salão Nobre da OAB no Centro do Rio de Janeiro. Além da apresentação dos projetos e investimentos, realizados até então e previstos para 2024, o colegiado irá apresentar à prefeitos, representantes das secretarias de Estado, MPRJ, pesquisadores, ambientalistas e a comunidade em geral, os editais de saneamento que vão contemplar vários municípios, entre outros assuntos.